Turismo

TAP cancelou 15 e atrasou 200 voos na Madeira entre 1 de Junho e 8 de Julho

A Secretária Regional do Turismo e Transportes  da Madeira, Conceição Estudante, criticou hoje a TAP pela "excessiva frequência"  com que, em Junho, cancelou e atrasou voos para a região.

"Estou a falar de cancelamentos de voos, de muitos atrasos de muitos  voos que provocaram pernoitas em Lisboa, situações desagradáveis para toda  a gente e que aconteceram com muita frequência, com excessiva frequência  durante todo o mês de junho", declarou.

Conceição Estudante falava, no Funchal, à margem da apresentação do  relatório preliminar do Plano de Ordenamento Turístico da Madeira que está  em vigor desde 2002.

A governante afirmou que enviou os pedidos de esclarecimento para o  presidente da TAP e para o ministério da tutela - Ministro da Economia.

"Após uma análise do que aconteceu nas cinco semanas que vão do dia  01 de junho até ao dia 08 de julho e constatando o número de cancelamentos,  atrasos, volume desses atrasos, a perturbação que isso provocou a milhares  de pessoas, quer residentes quer turistas, dei conta dessa situação ao senhor  Presidente da TAP e ao Ministro da Economia".

De acordo com fonte da Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, no período  referido pela governante, foram cancelados 15 voos no aeroporto da Madeira,  enquanto os cancelamentos chegaram aos nove no aeroporto do Porto Santo  e registaram-se ainda 200 atrasos na Madeira.

Os atrasos registam-se com mais de 30 minutos, se bem que, de acordo  com a mesma fonte, "existiram aviões com mais de 200 minutos de atraso".

A responsável argumentou que os meses de verão são meses de "grande  procura pela região", considerando ser "importante que esta situação se  resolva muito rapidamente".

"Para garantir que isso não aconteça é preciso que a operação da TAP  seja revista e que alguém intervenha rapidamente porque a continuar a acontecer  em julho e em agosto, o que aconteceu em junho, estamos a provocar uma perturbação  muito grave na economia e no turismo madeirenses", considerou.

A Madeira tem como principal porta de entrada no território o aeroporto  e Conceição Estudante considera que "para um destino que se quer desenvolvido",  a componente essencial - a acessibilidade - tem de estar "garantida".

A TAP cancelou nos últimos dias 14 ligações, tendo a maioria origem  e destino cidades europeias, o que a companhia atribui à falta de aviões  para assegurar os voos programados.