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Madeira

Porto Santo Line conta resolver avaria em turbina no espaço de uma semana

"Deficiente funcionamento" de uma das quatro turbinas do 'Lobo Marinho' gera atrasos na viagem, mas não coloca em causa a segurança dos passageiros

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A Porto Santo Line espera solucionar na próxima semana o problema que foi detectado no Lobo Marinho e que impede que este faça a habitual ligação entre a Madeira e o Porto Santo nas duas horas e quinze minutos habituais.

Conforme o DIÁRIO apurou, o operador marítimo tem trabalhado, desde 29 de Março, na correção do problema que tem levado o Lobo Marinho a efectuar a viagem entre ilhas em três horas, ao invés das duas horas e quinze minutos habituais, informação que, aliás, faz questão de veicular junto dos passageiros em todas as viagens.

“Depois de inúmeros testes, e da chegada à Madeira de duas empresas especializadas, que normalmente dão o apoio técnico às máquinas principais do navio, foi finalmente encontrado o problema que vinha limitando a velocidade a que o Lobo Marinho navega”, observou Carlos Santos, administrador da Porto Santo Line, que referiu que o problema reside no “deficiente funcionamento de uma (das quatro) turbinas do navio” e que, essencialmente, não permite o mesmo deslocar-se à velocidade habitual.

A empresa aguarda agora a chegada de todas as peças até sexta-feira (dia 11), aproveitando a paragem semanal no próximo dia 15 de Abril para efectuar todas as correcções necessárias, já identificadas e com um plano de trabalhos que está a ser ultimado, de acordo com vários testes que ainda decorrem.

Nas declarações, esta segunda-feira, a Porto Santo Line lembra que não tem havido a interrupção do serviço público que está adstrito, com excepção das viagens não efectuadas devido às condições meteorológicas que têm atingido a região.

“Todas as viagens são efectuadas observando todos os requisitos de segurança, sendo que esta mesma segurança é a primeira prioridade pela qual a Porto Santo Line se pauta desde sempre, sendo assim, efectivamente, o único constrangimento a velocidade a que o Lobo Marinho tem navegado”, assume.

Por outro lado, quando questionada, pelo DIÁRIO, se este problema poderia ter sido preventivamente corrigido na doca que decorreu em Janeiro, a Porto Santo Line esclareceu que este tipo de avaria, num equipamento que obedece a um rigoroso protocolo de manutenção, não poderia ter sido prevista e não havia possibilidade de antever a mesma.

“As turbinas se encontram actualmente totalmente dentro das “running hours” -ainda longe das 12.000 horas e que obrigam a um “major overhaul”, sendo que a Porto Santo Line conta com o apoio técnico da ABB actualmente denominada Accelleron  (empresa criada em 1883 com a junção das ASEA Sueca e a BBC Suíça, e especialista mundial em tecnologia e maquinaria de navios e que conta com mais de 110.000 colaboradores) na correção do problema.

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