DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Casos do dia

Turistas ‘encurralados’ resgatados após 20 horas

None
Fotos Hélder Santos/ASPRESS

Os três turistas de nacionalidade ucraniana que estavam desde a noite de quinta-feira encurralados num vale junto à boca das Torrinhas, na serra sobranceira à Fajã dos Cardos, no Curral das Freiras, foram resgatados ao final da tarde de hoje, 20 horas depois de ter sido dado o alerta do seu desaparecimento.

Os estrangeiros, dois homens e uma mulher com idade compreendida entre os 25 e os 27 anos, não apresentam ferimentos, beberam um chá quente à chegada e vão sair no seu próprio carro.

Tal como o DIÁRIO noticiou, o alerta a dar conta do desaparecimento dos turistas foi dado por volta das 22 horas de quinta-feira, altura em que foram empenhados para o local quatro elementos da equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos.

Os bombeiros conseguiram localizar os estrangeiros durante a noite, mas dada a zona de difícil acesso onde se encontravam, às derrocadas que encontraram pelo caminho e ao mau tempo não conseguiram chegar até junto das vítimas que estavam num percurso não classificado. Para ali chegarem terão percorrido, ainda que parcialmente, um trilho recomendado que se encontrava encerrado ainda devido aos incêndios do ano passado que devastaram a freguesia do Curral.

Ao início da manhã a equipa de Câmara de Lobos foi reforçada e 10 elementos da equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntários Madeirenses foram também para o local com duas viaturas.

O helicóptero do Serviço Regional de Protecção Civil também foi activado, pelas 12h30, mas não conseguiu efectuar o resgate devido à chuva e ao nevoeiro que se faziam sentir no local.

Por volta das 14 horas os bombeiros conseguiram chegar até junto dos turistas, mas levaram mais de três horas até chegar à estrada principal.

Polícia Florestal ferido

Além disso, um dos elementos da polícia florestal que os acompanhava escorregou numa pedra e sofreu ferimentos, motivo pelo qual teve de ser transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça numa ambulância de Câmara de Lobos. Também durante a noite dois bombeiros apresentaram sinais de hipotermia, numa noite onde a temperatura mínima chegou aos 3,2 ℃ no Pico do Areeiro.

Mais Casos

Podcasts

×