DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Madeira

“Não existem planos e estratégias perfeitos”

Ana Sousa, secretária regional da Inclusão e Juventude na apresentação do estudo de caracterização da pobreza da RAM

None

Antes da apresentação das conclusões do estudo de caracterização da pobreza na RAM, Ana Sousa, secretária regional da Inclusão e Juventude, falou aos presentes que enchem uma das alas do auditório da reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, para abordar a “temática de enorme complexidade que aflige todas as sociedades”.

Falou de “estratégias e planos de acção” do Governo Regional e assegurou que o governo “continua e continuará” a promover a “construção de pontes” neste “combate difícil, longo e complexo” que é a tentativa de erradicação da pobreza.

PUB
Advertisement

Realidade para a qual “todos somos chamados a dar o nosso contributo”, embora reconheça que dificilmente haverá forma de resolver o problema na sua plenitude. “Não teremos a panaceia para todos os males”, admitiu.

De acordo com Ana Sousa “é redutor classificar a pobreza e exclusão social pela exclusiva falta de recursos financeiros”. Recordou as “preocupantes palavras” do economista e catedrático João César das Neves, que prevê que “a pobreza deverá aumentar nos próximos anos”.

A ainda governante com a pasta da Inclusão assume que “não existem planos e estratégias perfeitos”, e considera que “é incontestável a coragem” do Governo Regional ao incumbir a Rede Europeia Anti-Pobreza a fazer estudo de matérias tão sensível como é a pobreza e a exclusão social.

Em suma, “é incontestável que existe um trabalho contínuo e dinâmico” apesar de reconhecer que dificilmente terá fim esta sensível e complexa problemática.

Podcasts

×