O olvidar das promessas feitas?
Após a decisão do povo madeirense, de conferir uma “maioria absoluta” à AD regional (PSD + CDS), aguardamos todos, com muita expectativa, o desenrolar dos próximos 4 anos, nomeadamente o cumprimento das promessas feitas durante a campanha.
Poucos dias depois de ser reeleito, o presidente do Governo Regional, através de vídeo publicado nas redes sociais, veio recordar os madeirenses que, na proposta de Orçamento para 2025, estará contemplado o aumento do subsídio de insularidade para os funcionários públicos, de 662€ para 680€.
Ora, uma das propostas apresentadas pelo CDS durante a campanha (proposta n.º 13 de 60), era o “Subsídio de insularidade para todos”.
Segundo o CDS na apresentação dessa proposta, os cidadãos que trabalham para os sectores privado e social enfrentam os mesmos custos e desigualdades derivadas da insularidade, sendo que é a própria Constituição da República que reconhece esses condicionamentos e impõe que sejam corrigidos.
Assim, sabendo-se que o subsídio de insularidade dos funcionários públicos é pago com os descontos e a riqueza gerada pelas empresas privadas, esperamos que o partido que sustenta o novo Governo Regional saiba impor a sua proposta e inclua na proposta de Orçamento para 2025 o subsídio de insularidade para os privados - pago, como é de elementar justiça, através do orçamento regional.
C. Santos