DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Madeira

Hoje são apurados resultados das eleições

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 25 de Março

None
Foto Aspress

A Assembleia Geral de Apuramento dos resultados das Eleições Regionais de domingo, dia 23 de Março, reúne-se, hoje, no Palácio de São Lourenço.

Assembleia Geral de Apuramento reúne-se amanhã no Palácio de São Lourenço

A Assembleia Geral de Apuramento dos resultados das eleições regionais de ontem, dia 23 de Março, reúne-se amanhã, terça-feira, no Palácio de São Lourenço.

O PSD venceu as Legislativas antecipadas da Madeira, falhando por um deputado a maioria absoluta, de acordo com os dados oficiais provisórios, que indicam que o JPP se tornou o principal partido da oposição, deixando para trás o PS.

Albuquerque reitera compromisso com o diálogo

Foi recorrendo a mais um vídeo na sua rede social que esta tarde Miguel Albuquerque destacou a importância de manter uma relação próxima com a população e de preservar um diálogo aberto com todos os agentes sociais e económicos influentes na sociedade. O líder político sublinhou que essa postura é essencial para promover o bem-estar colectivo e construir um futuro próspero e inclusivo.

Segundo informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do MAI, os sociais-democratas obtiveram 43,43% dos votos (62.085 votos) e 23 lugares na Assembleia Legislativa Regional, constituída por um total de 47 deputados.

PUB

O JPP alcançou 21,05% dos votos (30.094 votos) e 11 mandatos no parlamento regional, enquanto o PS teve 15,64% (22.355) e oito lugares na Assembleia Legislativa Regional, seguindo-se o Chega, que elegeu três deputados, a IL e o CDS-PP, que obtiveram um cada.

“A Região precisa de estabilidade”, diz Élvio Sousa

Líder do JPP, o segundo partido mais votado nas Eleições Legislativas da Madeira sublinha “respeito pela decisão da maioria dos eleitores"

Ao círculo eleitoral único do arquipélago, com 47 assentos parlamentares, concorreram 14 listas: CDU (PCP/PEV), PSD, Livre, JPP, Nova Direita, PAN, Força Madeira (PTP/MPT/RIR), PS, IL, PPM, BE, Chega, ADN e CDS-PP.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

11h00 Reunião Ordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Santa Cruz, no salão nobre dos Paços do Concelho, convocada pelo presidente da Câmara Municipal. A Ordem de Trabalhos inclui, entre outros pontos relevantes, a apresentação e votação do Relatório da Consulta Publica e do  Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC).

16h00 Assembleia Geral do Sindicato dos Enfermeiros da RAM, no auditório do SERAM, no Funchal.

18h30 Assembleia-geral ordinária do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na sede da instituição no Funchal.

19h00   Palestra com Toshi Ohama, criador da terapia "Frequências do Bem", no Hotel Barceló Funchal Oldtown.

CULTURA 

16h00 Inauguração da 1.ª Bienal de Arte e Design do Funchal 2025, com o tema “Ecologia das Coisas”, que terá lugar no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e a presidente da CMF, Cristina Pedra, estarão presentes.

16h00 O Conservatório irá realizar a conferência de imprensa relativa ao Concerto de Primavera Solidário, a ter lugar no próximo dia 28 de Março, no Centro de Congressos da Madeira. Estarão presentes: o comandante da Zona Militar da Madeira, brigadeiro-general Gonçalves Pedro, do presidente da direcção do Coro de Câmara da Madeira, José Júlio Fernandes, da presidente da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, Fabíola Pereira e ainda do chefe da Banda Militar da Madeira, Tenente Luís Afonso.

PUB

18h45 Sessão FNAC Talks, com o tema "Eu não sei", que terá como orador principal o dramaturgo, actor e encenador madeirense, Francisco Lobo Faria, no Auditório da FNAC Madeira - Madeira Shopping.

DESPORTO

11h00 Apresentação oficial da XII edição do Torneio de Futebol Infantil São Vicente Cup, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente.

José António Garcês apadrinha a XII edição do Torneio de Futebol Infantil São Vicente Cup

A XII edição do Torneio de Futebol Infantil São Vicente Cup terá como padrinho o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês, revelou hoje a autarquia.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 25 de Março, Dia Internacional de Solidariedade com os Detidas e Desaparecidas e Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos:

1801 - Morre, com 28 anos, o poeta alemão Novalis, Friedrich von Hardenberg, nome maior da expressão romântica. Autor de Hymnen an die Nacht (1800) 'Hinos à Noite' e Heinrich von Ofterdingen (1802).

1805 - Frei Manuel do Cenáculo, fundador da Biblioteca Pública de Évora, regista no Diário a colocação do "primeiro livro nas estantes da livraria".

1807 - O Parlamento inglês aprova a abolição do comércio de escravos e permite o lançamento de uma campanha internacional contra o tráfico de pessoas, apoiada pela Armada britânica. A lei é promulgada pela Coroa e entraria em vigor a 01 de maio.

1815 - Áustria, Reino Unido, Prússia e Rússia formam a aliança contra Napoleão Bonaparte.

1823 - O pintor português Domingos Sequeira funda o Ateneu das Belas-Artes.  

1824 - D. Pedro outorga e jura a primeira Constituição do Império do Brasil.

1876 - É fundado o Partido Republicano português.

1881 - Nasce o compositor, pianista e musicólogo húngaro Bartók Bela, ou Béla Bartók, autor de "Concerto para Orquestra", "O Mandarim Maravilhoso" e "O Castelo de Barba Azul".

1914 - Morre, com 83 anos, o escritor francês Frédéric Mistral, Prémio Nobel da Literatura em 1904.

1918 - Morre, aos 55 anos, o compositor francês Achille-Claude Debussy, mestre do impressionismo.

1922 - É fundado o Partido Comunista Brasileiro.

1928 - O general António Óscar de Fragoso Carmona é eleito Presidente da República (único candidato já que a oposição é proibida).

1934 - Morre, com 78 anos, o engenheiro António Arroio, crítico de arte.

1941 - II Guerra Mundial. A Jugoslávia junta-se à Aliança do Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

PUB

1949 - A PIDE prende, numa casa no Luso, Álvaro Cunhal, Sofia Ferreira e Militão Ribeiro. Este último, um histórico dirigente comunista, viria a morrer na prisão passados cerca de nove meses.

1957 - Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Países Baixos assinam o Tratado de Roma, em Roma, Itália, documento fundador da Comunidade Económica Europeia, cujo objetivo consiste em promover laços mais estreitos e impulsionar o crescimento económico através do aumento do comércio.

1961 - O ministro da Defesa português, general Botelho Moniz, escreve a Oliveira Salazar defendendo "imediatas reformas no plano interno", que invertam a "situação de guerra" e a "degradação internacional do país".

1965 - Manifestantes da terceira marcha de Selma a Montgomery no estado norte-americano do Alabama, iniciada 16 de março, chegam ao Capitólio do Estado do Alabama.

1975 - O Rei Faiçal, da Arábia Saudita, é assassinado em Riade. Khaled sucede-lhe no trono.

- Expulsão do general António de Spínola das Forças Armadas.

1977 - São aprovados os novos estatutos da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, SARL que passa a denominar-se Caminhos de Ferro Portugueses, EP.

- Realiza-se a última viagem de uma locomotiva a vapor em Portugal.

1984 - Carlos Mota Pinto vence o Congresso do PSD, em Braga.

1990 - Pela primeira vez em 43 anos, realizam-se eleições livres na Hungria. A vitória cabe ao Fórum Democrático.

1991 - Morre, aos 85 anos, o arcebispo francês Marcel Lefebvre, fundador e líder do movimento católico integrista, excomungado por Papa João Paulo II em 1988.

1994 - Morre, com 85 anos, José Magalhães Godinho, advogado e resistente antifascista e destacado militante do PS.

2003 - Morre, aos 58 anos, o antigo deputado socialista José Barros Moura, ex-dirigente comunista, fundador da Plataforma de Esquerda.

2004 - Cimeira Europeia em Bruxelas aprova plano de combate ao terrorismo e cria o cargo de coordenador-geral da luta antiterrorista. 

2005 - Sai o primeiro número do jornal Notícias do Centro, na cidade de Pombal.

PUB

2006 - Morre, com 89 anos, Richard Fleischer, cineasta norte-americano, realizador de "Vinte Mil Léguas Submarinas", "Tora! Tora! Tora!" e "A Rapariga do Baloiço Vermelho".

2007 - No 50.º aniversário da fundação da atual União Europeia, os líderes dos 27 adotam a Declaração de Berlim, em Berlim, Alemanha, que prevê a aprovação de um novo Tratado Constitucional europeu até 2009.

- Donald Tsang, 62 anos, é eleito chefe do Governo de Hong Kong, China, ao conquistar a largar maioria dos 796 votos do colégio eleitoral que tem como missão escolher a principal figura do território.

- Brigitte Mohnhaupt, 57 anos, membro do grupo terrorista Fação do Exército Vermelho (Baader-Mainhof), condenada há 24 anos a cinco penas de prisão perpétua, é posta em liberdade.

- Morre, com 55 anos, Andranik Markarian, primeiro-ministro da Arménia.

2008 - O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decide que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, vai a julgamento no âmbito do processo "Apito Dourado" relativo ao jogo Beira-Mar/Porto da época 2003/2004.

2012 - O antigo membro do Conselho Executivo CY Leung vence as eleições para Chefe do Executivo de Hong Kong, China, após conquistar 689 votos do colégio que escolhe o líder do Governo.

- Morre, com 68 anos, o escritor italiano António Tabucchi.

2013 - A União Europeia suspende o congelamento de bens e a proibição de vistos contra a maioria das empresas e cidadãos do Zimbabué, mas o Presidente, Robert Mugabe, permanece na lista negra.

- Morre, aos 81 anos, Luís Albert Mendes-Victor, que dedicou uma carreira de mais de 40 anos à investigação nas diversas áreas da geofísica.

2014 - Morre, aos 95 anos, Ralph Wilson, dono dos Buffalo Bills desde a sua fundação em 1960 e um dos grandes impulsionadores da Liga norte-americana de futebol americano.

2017 - Morre, com 88 anos, Julian Stanczak, artista plástico polaco mundialmente conhecido pela sua Op art geométrica e colorida.

2018 - Morre, com 78 anos, Fernando Antunes da Costa, um dos fundadores do PS.

2019 - A justiça brasileira determina a libertação do ex-Presidente do Brasil, Michel Temer, preso no dia 21 em São Paulo, no âmbito da operação Lava Jato.

PUB

- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina um decreto no qual reconhece oficialmente a soberania israelita sobre os Montes Golã, justificando a medida com as "agressivas ações" do Irão e de grupos "terroristas" contra Israel.

- A Comissão Europeia aplica uma multa de 12,5 milhões de euros à empresa norte-americana Nike por ter proibido a comerciantes autorizados a venda de produtos oficiais de clubes e federações de futebol noutros países da Europa.

2020 - Covid-19: O autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anuncia o registo dos primeiros dois casos de infeção com o novo coronavírus.

2021 - O parlamento aprova na votação final global o projeto que consagra a inseminação 'post mortem' na lei da Procriação Medicamente Assistida (PMA) que permite a uma mulher ficar grávida do marido que já morreu, e que tenha deixado sémen reservado, desde que o faça no prazo de três anos.

2023 - Morre, aos 81 anos, Pascoal Mocumbi, médico e político moçambicano, antigo primeiro-ministro de 1994 a 2004. Participou na fundação da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, em Dar-es-Salam, em 1962.

- Morre, aos 84 anos, Jurandyr Czaczkes Chaves, Juca Chaves, ou "O Menestrel Maldito", músico e humorista brasileiro, autor de músicas que se tornaram sucesso no Brasil como "A cúmplice", "Menina", "Que saudade" e "Presidente Bossa Nova".

2024 - O Instituto Nacional de Estatística revela que Portugal registou um excedente orçamental histórico de 1,2% em 2023, que supera a previsão oficial de 0,8% do Ministério das Finanças.

- O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) adota resolução proposta pelos 10 Estados-membros eleitos que exige um cessar-fogo imediato em Gaza durante o Ramadão.

- Morre, aos 74 anos, Ushio Amagatsu, bailarino e coreógrafo japonês, conhecido por ter popularizado internacionalmente a dança moderna japonesa "butô", à frente da companhia Sankai Juku.

PENSAMENTO DO DIA

Uma palavra de ordem movimenta exércitos. A palavra liberdade move nações Novalis (1772-1801), poeta alemão

Este é o octogésimo terceiro dia do ano. Faltam 281 dias para o termo de 2025.

Podcasts

×