DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Regionais 2025 Madeira

Voto Antecipado dá briga e accionada PSP numa Mesa de voto em São Gonçalo

Voto Antecipado sem lacre e sem selo terá sido introduzido na urna. Delegada da mesa de voto, Isabel Garcês denuncia descarregamento de votos antecipados "com atropelos à lei"

None
Foto ASPRESS

O descarregamento de um voto antecipado, alegadamente sem lacre e sem selo, na mesa de voto 1 da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Gonçalo deu brigo e accionou a Polícia de Segurança Pública nas Eleições Legislativas Regionais deste domingo, 23 de Março. 

Ao DIÁRIO, a delegada da mesa, Isabel Garcês denunciou o descarregamento de votos antecipados "com atropelos à lei", já que o processo não decorreu conforme deveria: "Todo o procedimento de descarregamento dos votos antecipados não foi feito conforme a lei, não se descarregou logo antes da abertura da mesa de voto, descarregou-se faseadamente ao longo do dia".

PUB
A lei diz que a mesa é constituída e na abertura da mesa os primeiros eleitores a votar são os votos antecipados. Isabel Garcês

Ao longo do processo, foi identificado que um dos um dos votos antecipados "não estava nem lacrado nem selado com o selo da Assembleia da República". A vice-presidente e a delegada da mesa defenderam que o voto não deveria ser considerado válido, mas o entendimento da presidente da mesa foi outro, contando com o apoio do presidente da Junta de Freguesia local, que, segundo Isabel Garcês, passou a manhã a circular junto da Assembleia de Voto e acabou por "interferir no processo eleitoral da mesa". 

"O presidente da Junta de Freguesia interferiu na questão do protesto e da validade ou não daquele voto que tinha sido protestado", critica a delegada da mesa, que defende que tal não deveria ter acontecido: "O presidente da junta de freguesia não tem que interferir no decorrer dos trabalhos de uma mesa."

A discordância fez com que os ânimos ficassem exaltados, tendo a Polícia de Segurança Pública sido accionada. 

Após uma aparente acalmia, a situação voltou a ficar descontrolada, tendo a presidente da mesa de voto terminado ferida num dedo. 

A senhora presidente da mesa achou que ia meter o voto na urna, nessa altura a vice-presidente tentou impedi-la de o fazer porque também ela tinha feito um protesto sobre esse voto e não sei se foi por um ou dois membros da mesa que tentaram impedir a presidente da mesa de colocar o voto na urna, ela ficou ferida num dedo e começou a sangras, mas efectivamente o voto entrou dentro da urna. Isabel Garcês 

Podcasts

×