Tarde deste domingo com cortejos de Carnaval por toda a Madeira
Saiba os assuntos que marcam a agenda deste domingo, Dia do Design Italiano no Mundo
Na tarde deste domingo realizam-se cortejos de Carnaval em várias freguesias da Madeira, alguns dos quais terão lugar nas sedes de concelho.
O roteiro começa com desfile que vai percorrer a Avenida Barão da Nora, em Gaula, a partir das 13h00.
Duas horas depois, arrancam os dois cortejos. Um deles é em Machico. Tem início na Rua Dom Tolentino Mendonça, passando pela Rua dos Milagres até à ponte de acesso à Rua da Árvore, descendo na Rua do Ribeirinho e terminando no Largo da Praça. O outro cortejo das 15h00 terá lugar no Campanário, com saída junto ao Restaurante La Parreira - Centro Cívico.
Pelas 15h30 as trupes vão desfilar na frente-mar do Porto Moniz.
Às 16h00, há dois carnavais: cortejo ‘trapalhão’ no Estreito de Câmara de Lobos e desfile na Avenida 1.º de Maio, Ponta do Sol.
Por fim, às 17h00, há cortejo de Carnaval em Santa Cruz.
OUTRAS INICIATIVAS NA AGENDA DE HOJE
08h45- Acção política do CDS junto à Igreja do Estreito de Câmara de Lobos
10h30 - Conferência de imprensa do líder do PS, Paulo Cafôfo, no Mercado agrícola do Santo da Serra
10h30- ‘Music at the Monte – Edição de Carnaval, com Mariia, Francisco Lopes e Luís Caldeira, no Monte Palace Madeira
11h45- CDU realiza uma iniciativa para abordar a realidade do sector das pescas na Região, junto à Igreja Matriz do Caniçal
11h45 - Acção política do JPP, com Élvio Sousa como porta-voz, junto à Igreja Matriz do Porto da Cruz
18h00- Concerto de Carnaval da Orquestra Clássica da Madeira, no Centro de Congressos (Casino)
19h00- Concerto de Carminho, com apresentação do seu mais recente álbum, ‘Portuguesa’, no Teatro Municipal Baltazar Dias
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 2 DE MARÇO:
1833 - Guerra Civil. As forças de D. Pedro IV repelem a ofensiva miguelista nas linhas leste e noroeste do país.
1872 - Portugal assina o Tratado de Comércio com o Império Alemão.
1894 -- Pinto Basto, por Lisboa, e Nicolau de Almeida, pelo Porto, organizam o primeiro "match" (O futebol entra em Portugal através de famílias britânicas), no âmbito dos festejos do quinto centenário do Infante D. Henrique, no Campo Alegre, Porto.
1895 - Congresso do Partido Republicano, em Lisboa. É eleito o diretório de Eduardo de Abreu, com Magalhães Lima e Gomes da Silva.
1917 - Nicolau II, czar da Rússia, cede o trono ao seu irmão, que abdica de seguida (15 de março no calendário atual).
1919 - Começa o Komintern, em Moscovo, congresso que dá origem à III Internacional.
1937 - O México nacionaliza a indústria petrolífera.
1941 - II Guerra Mundial. As forças nazis ocupam a Bulgária.
1949 -- Um avião bombardeiro B-50 termina, em Fort Worth, no Texas, Estados Unidos, a primeira volta ao mundo sem escalas.
1956 - A França reconhece a independência de Marrocos.
1961 - Hassan II sobe ao trono de Marrocos.
1969 -- O primeiro avião supersónico de passageiros do mundo, o franco-britânico Concorde, inicia os voos de teste na cidade de Toulouse, França.
1972 - É lançada de Cabo Canaveral, Florida, Complexo de Lançamento 36A, a nave espacial norte-americana da NASA Pioneer 10, com destino a Júpiter.
1977 -- Cimeira dos dirigentes do chamado eurocomunismo, em Madrid. Santiago Carrilho, de Espanha, Georges Marchais, de França, e Enrico Berlinguer, de Itália, definem a aproximação à social-democracia europeia.
1987 - Morre, com 89 anos, o ator norte-americano Randolph Scott.
1992 -- Morre, aos 76 anos, Carlos dos Jornais, poeta repentista, figura típica de Lisboa.
1995 -- Termina a missão na Somália da Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas (ONU).
2001 -- Cerca de 40 chefes de Estado e de governo reunidos na quinta cimeira extraordinária da Organização da Unidade Africana (OUA) em Sirte, na Líbia, a convite do coronel Muammar Kadhafi, proclamam o nascimento da União Africana (UA).
2006 - É assinado, em São Petersburgo, Rússia, o protocolo de intenções que permite a criação em 2010, em Lisboa, do terceiro polo europeu do Museu russo Hermitage.
2007 - Os acionistas da Portugal Telecom, reunidos em assembleia-geral extraordinária, rejeitam a desblindagem dos estatutos da empresa, pondo fim à OPA - Oferta Pública de Aquisição lançada pela Sonaecom lançada pela Sonaecom.
- Morre, aos 58 anos, João Alfacinha da Silva, Alface, escritor e guionista. Editou "Cuidado com os rapazes" (1995), "Um pai porreiro ganha muito dinheiro" (1997), "Uma mãe porreira é prá vida inteira" (1998), "Filhos assim dão cabo de mim" (1999) e "O fim das bichas" (1999).
2008 - 108 Milhões de eleitores russos elegem o sucessor de Vladimir Putin na Presidência da Rússia. Dmitri Medvedev, de 42 anos, candidato apoiado pelo Kremlin, obtém uma esmagadora vitória com 70,23% dos votos, segundo resultados preliminares.
- O Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, inicia uma visita ao Iraque. É a primeira visita de um chefe de Estado iraniano ao Iraque desde a Revolução Islâmica que, em 1979, derrubou o Xá, Mohammad Reza Pahlevi.
2009 - O violinista Tiago Santos, de 20 anos, é um dos vencedores do concurso mundial promovido pelo You Tube para constituir uma orquestra sinfónica que deverá estrear-se em concerto a 15 de Abril, no Carnegie Hall de Nova Iorque, Estados Unidos.
- Morre, aos 69 anos, o Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, assassinado a tiro por militares, um dia depois de um atentado contra o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.
2012 -- A cidade de Marysville, no Estado norte-americano de Washington do W cidade dos Estados Unidos, é "riscada" do mapa, em resultado de cinco dezenas de tornados ocorridos no centro do país.
- Morre, aos 93 anos, Dalila Pereira da Costa, escritora e ensaísta. Integrou o Grupo de Filosofia Portuguesa, escola filosófica fundada por Álvaro Ribeiro e José Marinho. Autora de mais de uma dezena de obras, entre ensaio, poesia e ficção, nomeadamente, "O esoterismo de Fernando Pessoa", "A força do Mundo". "Encontro na Noite" e "Duas Epopeias das Américas".
2013 - Milhares de manifestantes concentrados no Terreiro do Paço, em Lisboa, entoam a canção "Grândola, Vila Morena", de José Afonso, depois de ter sido lido o manifesto do movimento "Que se lixe a 'troika', que organizou o protesto.
- Morre, aos 74 anos, Eduardo Nery, artista plástico que em 2012 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela sua obra.
2017 -- Morre, aos 82 anos, Maria Velez, artista portuguesa que se destacou pelas obras em pintura, gravura e tapeçaria, bem como na área da moda.
2018 - A Assembleia da República aprova em votação final global o diploma que altera o financiamento dos partidos políticos, mantendo a isenção do IVA limitada à divulgação da mensagem política.
- Ivo Oliveira assegura a primeira medalha de sempre para Portugal em Campeonatos do Mundo de ciclismo de pista, ao qualificar-se para a final de perseguição individual, em Apeldoorn, na Holanda.
- Morre, aos 78 anos, Jesús López Cobos, maestro espanhol e ex-diretor da Ópera de Berlim, antigo maestro titular da Orquestra Nacional de Espanha e da Orquestra Sinfónica de Cincinnati.
2019 -- Morre, aos 58 anos, Yannis Behrakis, fotógrafo grego, vencedor do prémio Pulitzer em 2016, do World Press Photo em 2000 e do Prémio Bayeux Calvados em 2002.
2020 -- A ministra da Saúde, Marta Temido, anuncia os dois primeiros casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus. Dois homens chegados de Itália e Espanha. Os funcionários públicos são colocados em teletrabalho ou isolamento profilático sem perda de salário.
- O Supremo Tribunal de Justiça e os tribunais da Relação e Regional da Guiné- Bissau, em Bissau, são ocupados por militares e ficam impedidos de funcionar.
2021 -- Morre, aos 73 anos, Neville O'Riley Livingston, Bunny Wailer, cantor e percussionista jamaicano, foi fundador do grupo The Wailers, com Bob Marley e Peter Tosh.
2022 - A Galp anuncia que suspendeu a compra de produtos petrolíferos russos, quer de companhias russas, como de companhias baseadas na Rússia, e lamenta os "atos de agressão contra o povo ucraniano".
- A assembleia geral das Nações Unidas (ONU) aprova uma resolução que condena a invasão russa da Ucrânia, com o apoio de 141 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas, e "exige que Moscovo ponha fim à ofensiva e retire imediata e incondicionalmente as suas tropas". Intitulada "Agressão contra a Ucrânia", a resolução apela ainda ao acesso sem entraves à ajuda humanitária e "lamenta o envolvimento da Bielorrússia" no ataque à Ucrânia.
- O Ministério da Defesa russo admite pela primeira vez baixas na Ucrânia: 498 soldados mortos e 1.597 feridos.
- China pede que os seus "interesses legítimos" sejam respeitados e reiterou que se opõe "firmemente" a qualquer tipo de "sanções unilaterais" contra a Rússia, país com o qual vai manter intercâmbios económicos.
- O proprietário do Chelsea, o milionário russo Roman Abramovich, anuncia que vai vender o clube campeão da Europa e do Mundo de futebol, "devido à atual situação" na Ucrânia.
2023 -- Morre, aos 84 anos, José Manuel Galvão Teles, advogado, membro do Conselho de Estado, embaixador de Portugal junto das Nações Unidas entre 1975 e 1976 e chefe de delegação em importantes missões de natureza política e económico-financeira.
- Morre, aos 89 anos, Wayne Shorter, saxofonista norte-americano, considerado um "titã do jazz". Fez parte dos Jazz Messengers, do quinteto de Miles Davis e do grupo de fusão Weather Report, com o teclista e compositor Joe Zawinul. Produziu o primeiro álbum da cantora portuguesa Pilar Homem de Melo, "Pilar", em 1989. Conquistou 12 prémios Grammy.
2024 - Morre, aos 52 anos, Soren Pape Poulsen, líder do partido conservador da Dinamarca, De Konservative, desde 2014.
PENSAMENTO DO DIA:
No dia em que o homem se der conta dos seus profundos equívocos, terá terminado o progresso da ciência Marie Curie (1867-1934), cientista francesa de origem polaca, Nobel da Física e da Química