Dia do Pai
Já passaram muitos anos desde que, tu, querido Pai, partiste! São muitas as saudades que tomaram conta de todo o meu ser e, com elas tenho vivido, certa de que és aquela estrelinha que ilumina os meus caminhos. Ande eu por onde andar, o meu grande amigo é também o teu sorriso tão lindo! Com ele, arranjo força na adversidade e esperança num amanhã diferente.
Hoje, dia do Pai, recordo também:
- Todos os pais que já partiram, pedindo para todos eles o eterno descanso e a recompensa do muito que fizeram na passagem por esta terra.
- Todos os que por aqui ainda andam não assumindo o papel que a eles cabe de orientarem os seus filhos. É deles ainda aquela palavra de conforto, alento e carinho que nunca lhes disseram. É por eles também que peço ao glorioso S. José que interceda junto do Senhor o perdão para todas as faltas cometidas e a coragem para um recomeçar, assumindo o verdadeiro papel de um pai.
- Louvo todos os pais que, apesar das dificuldades da caminhada, nunca desistiram de amar e orientar os seus filhos, cultivando neles os valores humanos tão necessários a um caminhar seguro, nomeadamente: o respeito, a escuta, o perdão e a coragem para caminhar e recomeçar. Parabéns e que S. José vos proteja!
- E peço força e coragem para aqueles pais que, longe dos filhos por vários motivos, vão passar sozinhos este dia.
Quero ainda felicitar todos aqueles que se preparam para a sublime tarefa de ser Pai, pela coragem do assumir responsável da mesma. Que nunca vos falte o apoio do Alto neste caminhar que, por vezes, é pouco reconfortante. A finalizar, desejo que o dia do Pai seja vivido em Paz, Amor e Carinho na companhia dos seus filhos se isso for possível.
Graziela Camacho