DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Regionais 2025 Madeira

CDS afirma que Governo Regional não se preparou devidamente para pressão demográfica

None

O CDS considera que, apesar das propostas que foi apresentando, o Governo Regional não se preparou devidamente para esta pressão demográfica. Para os centristas, o resultado foi a incapacidade de oferecer cuidados em tempo e em número suficientes para responder à necessidade de cuidados clínicos e ao apoio às famílias.

A comitiva do CDS visitou, hoje, o Centro de Saúde da Calheta e, posteriormente, seguiu para uma visita à Santa Casa da Misericórdia, constatando "o grande empenho e qualidade do trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde, não só no serviço público, mas também na Santa Casa da Misericórdia".

Mário Pereira, candidato e porta-voz desta iniciativa, apontou que há  mais de 10 anos que o CDS identificou uma pressão demográfica muito grande na Madeira com o envelhecimento da população, tendo proposto que o serviço de saúde se adaptasse a esta realidade para prevenir o estado atual das listas de espera. Além disso, houve uma proposta para um forte investimento em lares

 “Infelizmente, o governo não aceitou as nossas propostas, não se preparou devidamente para esta pressão demográfica e, hoje em dia, estamos nesta situação de incapacidade de oferecer cuidados em tempo e em número suficientes para podermos responder quer à necessidade de cuidados clínicos, nomeadamente cirurgias e exames, quer no apoio às famílias, no que diz respeito à qualidade de vida, em particular na prestação de cuidados a idosos”, explicou Mário Pereira.

O centrista diz que, “é preciso, de uma vez por todas, acordar a governação da Madeira para este problema e redireccionar investimentos para esta área”. “E, mais uma vez, o CDS teve razão antes do tempo”, reiterou. “Há mais de 10 anos que alertamos para este problema e o governo parece que só agora acordou para o mesmo”.

Podcasts

×