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Funchal cria meio digital para facilitar entrega de Taxa Municipal Turística pelo Alojamento Local

Autarquia acredita que esta é uma inovação nacional que permite "entrega mais simples e directa", tendo sido proposto por empresa do ramo

Foto André Ferreira/CMF
Foto André Ferreira/CMF

O Município do Funchal "demonstra o seu compromisso com a inovação e a modernização dos processos administrativos ao disponibilizar, de forma pioneira a nível nacional, o formato da comunicação da Taxa Municipal Turística através do meio digital em formato XML", anuncia a autarquia em nota divulgada esta sexta-feira.

Uma medida que "oferece aos estabelecimentos de Alojamento Local a oportunidade de reportar as dormidas dos seus vários empreendimentos numa única submissão mensal, facilitando e optimizando o processo de comunicação através de lote", refere.

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E exemplifica: "Um proprietário de AL que, à data, teria que preencher individualmente cada um dos seus estabelecimentos vê agora o trabalho facilitado ao comunicar através de um ficheiro XML que contempla a totalidade de alojamentos e onde estão presentes a totalidade de dormidas, bem como das isenções. Este modo de comunicação é pré-validado pela empresa que fornece o serviço da plataforma online, e após o aval da mesma e inicia-se a comunicação mensal desta forma."

Refere ainda a CMF que "através da implementação da Taxa Municipal Turística, no Funchal, houve um aumento de colaboração e proximidade entre a autarquia e diversos agentes económicos do sector da hotelaria. Este facto originou a partilha de sugestões e uma melhor compreensão sobre a gestão e implicações, em especial, no trabalho desenvolvido por empresas de gestão e proprietários de AL", elogia.

Nesse sentido, "além de adaptações e melhorias antes do dia 1 de Outubro do ano passado, data de entrada em vigor da Taxa Municipal Turística no Funchal, surgiu por parte da empresa An Island Apart, uma das empresas convidadas para testes da plataforma da TMT, a sugestão deste modo de comunicar e assim o acolhimento e desenvolvimento desta solução por parte do município, que se revelou mais eficaz e adaptada ao sector", frisa.

Assim, "neste momento, já foram validados 3 formulários XML de 3 entidades, o que representa um número acima das duas centenas de AL's. No próximo mês de Março prevê-se que pelo menos mais duas empresas consigam comunicar através deste meio/formato", calcula.

E em virtude do sucesso desta iniciativa, diz o Município do Funchal que "pretende expandir esta nova funcionalidade a outros agentes económicos que gerem múltiplos Alojamentos Locais e que demonstrem interesse em acolher esta forma de comunicar como modo de facilitar os processos da gestão da TMT, sendo da responsabilidade do município o acolhimento faseado das mesmas".

Conclui a CMF que a "implementação da TMT tem-se revelado altamente positiva, como evidenciado pela grande percentagem de empreendimentos inscritos na plataforma e que entregam mensalmente esta taxa, bem como pela verba recolhida nestes primeiros meses", este que é um "trabalho conjunto" que "reflecte a proximidade do Município do Funchal com os agentes económicos, criando soluções pioneiras que contribuem para o crescimento e dinamização do sector turístico de forma transparente, tornando o processo mais acessível e eficiente".

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