DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Fact Check Madeira

Terá a baixa da taxa de mortalidade da Covid-19 sido insignificante?

None

‘O coronavírus que paralisou o País evoluiu e é agora menos letal’. Este foi o título de uma notícia difundida pela agência Lusa, nesta quinta-feira, sobre a Covid-19. O texto lembrava, contudo, que continua a haver infecções e que algumas levam à morte da pessoa, isto, apesar de o vírus ser menos mortífero.

Um especialista, o investigador do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, Miguel Castanha, ouvido pela Lusa disse: “O SARS-CoV-2 tem demonstrado uma notável capacidade de adaptação. Neste sentido, surgiram muito rapidamente variantes e subvariantes durante a pandemia. Felizmente, acabou por acontecer o que é mais comum, que é a evolução dos vírus para formas menos letais."

No entanto, continua a existir o risco de algumas subvariantes se tornarem mais agressivas e, consequentemente, mais mortíferas.

A notícia suscitou muitos comentários, nomeadamente, ainda que não só, nas redes sociais do DIÁRIO. Um leitor, eventualmente em tom sarcástico e/ou exagerado, afirmou: “A taxa de mortalidade passou de 0.2% para 0.198%…foi isso”. Apesar disso, da possibilidade de sarcasmo, há uma ideia que é passada, a de que a covid-19 continua a provocar a morte, nos moldes que provocava. Será isso verdade?

Atingiu o limite semanal de 1 artigo oferta

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos d+ e edições DIÁRIO e-paper

Assinar Cancele quando quiser.
‹ dnoticias.pt

Podcasts

×