DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Regionais 2025 Madeira

CDU quer GR a assumir 50% do valor das propinas do ensino superior público

None

A candidatura da CDU às Eleições Regionais antecipadas de 23 de Março realizou esta quarta-feira, 26 de Fevereiro, uma iniciativa de pré-campanha junto à Universidade da Madeira, no Campus da Penteada, onde abordou os problemas da juventude, em particular dos estudantes universitários.

Na ocasião, a candidata da CDU, Helena Câmara, defendeu "um ensino superior gratuito, sem a obrigatoriedade de pagar propinas" nas universidades públicas. 

PUB
Advertisement

"Estas propinas, que supostamente deveriam ser usadas para a melhoria da universidade, não são aplicadas como tal, como podemos ver pela fachada e pelas condições degradantes do edifício e da cantina", denunciou, defendendo que o Governo Regional assuma "o pagamento de 50% das propinas dos alunos do ensino superior, ajudando as famílias e os estudantes a continuar os seus estudos sem a pressão de desistirem por falta de condições financeiras". 

Com o aumento dos custos de vida e o aumento constante dos preços de itens do nosso dia a dia, a juventude do ensino superior precisa de propinas mais baixas! Por isso, a CDU compromete-se a defender que a Região assuma o pagamento de 50% das propinas dos alunos do ensino superior, ajudando as famílias e os estudantes a continuar os seus estudos sem a pressão de desistirem por falta de condições financeiras. É essencial que a juventude madeirense e porto-santense vote na CDU no dia 23 de março para garantir que haja uma voz forte na Assembleia Regional que defenda os direitos dos estudantes desta universidade.» Helena Câmara

Ricardo Lume, candidato da CDU, acrescentou que "é imprescindível implementar novas medidas inovadoras que atendam às necessidades dos estudantes e suas famílias, desonerando os custos com a educação".

Além disso, disse, "é necessário garantir a valorização e a atratividade da Universidade da Madeira, assim como assegurar a comparticipação por parte do Governo Regional de 50% das propinas para todos os alunos matriculados no primeiro ciclo do ensino superior em instituições públicas na Região".

Podcasts

×