BE lamenta falta de condições de trabalho dos bombeiros e alerta para maior prevenção dos incêndios
O Bloco de Esquerda esteve no Porto Moniz, onde abordou a temática da prevenção e do combate a incêndios, naquela que, na sua óptica, "deve ser a maior preocupação numa ilha que tem na natureza o seu principal ganha-pão".
Lamenta "a falta gritante de investimento na aquisição de meios modernos e eficazes no combate aos incêndios, bem como a falta de condições de trabalho para os homens e mulheres que abraçam a profissão de bombeiro". Diz que "a legislação que regula esta actividade carece de melhorias que estejam de acordo com a responsabilidade e o perigo que estes trabalhadores e trabalhadoras estão sujeitos, permanentemente, e que colocam as suas vidas em risco". Nesse sentido, refere que "o Governo Regional ao atribuir salários mínimos, ou pouco mais, e ao não promover carreiras profissionais, nivela por baixo a actividade de bombeiro".
Critica também "a ideia peregrina de asfaltar a Estrada das Ginjas, em plena área protegida da Laurissilva", gerando contestação das pessoas.
Quer a população, quer as diversas associações ambientalistas, condenam a atitude arrogante e prepotente do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que com desprezo pela ciência e pela opinião pública, vocifera: "Eu vou avançar e concretizar a obra da Estrada das Ginjas, quer queiram quer não"". BE
Considera ainda que "faz falta cuidar da natureza e protegê-la dos incêndios; que faz falta o investimento público em mais meios materiais e humanos; que faz falta valorizar a profissão de bombeiro" e também que "faz muita falta auscultar as populações e respeitar as suas vontades".
Realça que "a população deste concelho do Norte da ilha pode contar com o Bloco de Esquerda para promover o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia, para o benefício das suas gentes, das suas vidas e do ambiente que as rodeia".