Pedro Fino destaca compromisso da Região com as energias renováveis
O secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino, sublinhou esta terça-feira, 25 de Fevereiro, o “compromisso” do Governo Regional com as energias renováveis, lembrando os investimentos que foram feitos neste domínio nos últimos anos, ao nível do aproveitamento hídrico, da energia solar e eólica e das centrais de baterias.
O governante, que falava durante o workshop de apresentação das conclusões do Estudo Green Ports Madeira, que decorreu, hoje, na Gare Marítima da Madeira, apontou precisamente o projecto, liderado pela Administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA) em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), como exemplo desse compromisso.
“É um projecto muito valioso para a Madeira, que está em linha com aquela que é a política ao nível das energias renováveis e ambientalmente sustentáveis”, afirmou o secretário regional, destacando o trabalho que a APRAM tem desenvolvido nessa área.
“O ano que terminou foi muito positivo para os portos regionais. Tivemos o melhor ano de sempre ao nível do turismo de cruzeiros, e no transporte de mercadorias atingimos máximos da última década”, disse, considerando que “estes números são um reflexo do excelente momento económico que a Madeira atravessa”.
Tudo isto, continuou, "sem descurar a questão da sustentabilidade ambiental", como demonstra o prémio Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, entregue pelos World Cruise Awards no ano passado aos Portos da Madeira.
O European Green Deal da União Europeia estabeleceu metas ambiciosas em relação à redução de emissões de CO2. As conclusões apresentadas esta terça-feira pelo Green Ports Madeira representam um instrumento de trabalho fundamental para os próximos passos que têm que ser dados nos portos regionais.
O objectivo principal do projecto, que nasceu de um investimento de 700 mil euros, foi estudar soluções para a descarbonização dos três portos da Madeira (Funchal, Caniçal e Porto Santo) tendo como metas o European Green Deal: Redução das emissões de CO2 em 55% até 2030 e Net-zero até 2050. Para tal, foram apresentadas soluções para a instalação de infra-estruturas de Onshore Power Supply (OPS), para o fornecimento de energia aos navios atracados, permitindo assim que possam desligar os motores auxiliares, reduzindo a emissão de gases e contribuindo para a redução e ruídos e vibrações na cidade. Em paralelo, foram desenvolvidos estudos sobre a descarbonização dos meios navais da APRAM e sobre soluções de energias renováveis para autoconsumo das infraestruturas portuárias.