DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Mundo

Antigo deputado trabalhista condenado a pena de prisão por esmurrar cidadão

None
Foto Reuters

O deputado antigo deputado do Partido Trabalhista Mike Amesbury foi condenado hoje a dez semanas de prisão por ter esmurrado um homem na rua em outubro do ano passado.

"Neste caso, uma sentença imediata de prisão é, na minha opinião, necessária como punição e como dissuasão", afirmou o juiz Tan Ikram do Tribunal de Cheshire, no noroeste de Inglaterra. 

Amesbury, de 55 anos, já se tinha declarado em janeiro culpado de ter agredido Paul Fellows, de 45 anos, numa rua de Frodsham, Cheshire, em 26 de outubro.

PUB
Advertisement

O deputado encontrava-se embriagado e reagiu após ter sido abordado por um cidadão para protestar contra o encerramento de uma ponte na cidade.

Imagens de videovigilância que mostravam Amesbury a esmurrar Fellows antes e depois de este cair no chão foram publicadas primeiro pelo jornal Daily Mail e resultaram na suspensão imediata pelo Partido Trabalhista. 

O deputado desde 2017, eleito pelo círculo de Runcorn and Helsby, perto de Liverpool, pediu "desculpas sinceras" à vítima e considerou o incidente "muito lamentável". 

A sentença de prisão significa que pode ser lançada uma petição para o remover do cargo, forçando uma eleição parcial se 10% dos eleitores pedirem a sua destituição. 

Uma eleição parcial também pode ser convocada se o deputado se demitir, ou se o parlamento britânico votar a suspensão durante 10 ou mais dias. 

Podcasts

×