PUB
PUB

A Dignidade dos Antigos Combatentes

Agora parece que tudo vale, na desesperada ânsia de aparecer e de justificar a existência como fez recentemente determinado pequeno partido, recorrendo para tal ao aproveitamento da figura dos Antigos Combatentes.

Os Antigos Combatentes, essa nobre gente, não querem ser instrumentalizados para fins políticos, pois encontram-se dignamente representados pela Liga dos Combatentes , superior e competentemente dirigida e que tanto os tem defendido.

PUB
Advertisement

Foram precisamente os nossos políticos, que ao longo de meio século de uma suposta democracia, tudo fizeram para os vilipendiar e ostracizar. O único governante de outrora que se preocupou e se interessou verdadeiramente pelos Antigos Combatentes foi o Dr Paulo Portas, ao repôr os direitos que lhes estavam atribuídos quando da partida para África e que foram ignobilmente suprimidos logo após 1974.

Na maioria dos países, os Antigos Combatentes são merecedores do Reconhecimento da Nação, sendo-lhes atribuído o estatuto de Veterano de Guerra e como tal respeitados publicamente. No nosso País, aqueles ex-militares, que agora se aproximam do ocaso da vida, viveram como puderam, abandonados pela democracia...

Não precisam agora os Antigos Combatentes da política, muito menos de organizações de matriz duvidosa e tão pictograficamente apresentada.

Henrique Costa Neves

Podcasts

×