Já ficou a olhar para um iogurte fora do prazo a pensar se podia comer ou não? Ou pacotes de massa, bolachas ou até farinha e sumos? Para evitar estas dúvidas, este Explicador esclarece o que significa cada tipo de data de validade e o que pode ou não comer após o prazo.
Importa saber que, dependendo do alimento e das suas características, pode ou não consumi-lo depois da data indicada na embalagem. Contudo, necessita de ter em conta o prazo de validade.
Este é um elemento essencial e que deve ser verificado antes do alimento ser consumido, no entanto, para que seja fiável, o produto deve ser conservado nas condições correctas não só na loja, mas também em casa.
A indicação da validade dos alimentos é obrigatória nos produtos pré-embalados. No caso de géneros alimentícios vendidos ao consumidor sem pré-embalagem ou embalados nos pontos de venda a pedido do comprador, esta indicação não é obrigatória por lei.
Os responsáveis por estabelecer a data de validade dos produtos são os produtores ou os fabricantes. Por isso, dois alimentos iguais produzidos na mesma altura, mas por diferentes produtores, podem ter diferentes prazos de validade.