DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Regionais 2025 Madeira

"PSD não aprendeu nada com os erros que levaram ao 20 de Fevereiro", diz Bloco de Esquerda

None
Foto Arquivo/ASPRESS

No 15.º anivérsário da tragédia do 20 de Fevereiro de 2010, "uma das mais devastadoras intempéries da história recente", o Bloco de Esquerda Madeira relembra o ocorrido e responsabiliza as políticas dos sucessivos governos do PSD pela falta de prevenção e gestão ambiental, que, segundo o partido, agravaram os impactos do temporal. Entre as falhas apontadas está a construção desordenada em zonas de risco, o estreitamento das ribeiras, a falta de limpeza e desassoreamento dos seus leitos, bem como a impermeabilização excessiva dos solos.

PUB
Como sempre fez e faz, os governos do PSD de Alberto João Jardim e de Miguel Albuquerque culpam a natureza por todos os males e tragédias que acontecem. Nunca têm culpa de nada. É bem conhecido o slogan preferido do actual presidente do Governo Regional, em situações de tragédia: "Está tudo sob controle", que não é mais do que uma tentativa para esconder a sua incompetência e desprezo pelas populações, pela natureza e pelo ambiente. Bloco de Esquerda Madeira

O partido sublinha que "os erros continuam a repetir-se", apontando exemplos recentes de obras polémicas que considera prejudiciais para a sustentabilidade da ilha, como a estrada das Gingas e o teleférico no Curral das Freiras, construções em áreas protegidas, o avanço de edificações na frente-mar da Praia Formosa e na promenade de São Vicente, além da proposta para um novo campo de golfe na Ponta do Pargo. "Não queremos mais governos irresponsáveis", frisa.

Diante desse cenário, o Bloco de Esquerda reforça a necessidade da sua presença na Assembleia Regional para combater estas medidas e promover políticas que favoreçam "a descarbonização e a transição energética" e que protegam o futuro próximas gerações. "Porque não há Planeta B", finaliza.

Podcasts

×