Funchal reforça apoio ao associativismo desportivo com assinatura de 25 protocolos
Decorreu, hoje, no Salão Nobre do Funchal, a cerimónia de assinatura de 25 protocolos no âmbito do Associativismo Desportivo, que contou com a presença da vereadora Helena Leal e a vereadora Ana Bracamonte e respectivas associações beneficiárias.
Como destacou Helena Leal esta iniciativa insere-se no compromisso assumido pelo Município em apoiar as associações desportivas, sublinhando que, no total, serão abrangidas 100 associações dedicadas exclusivamente ao desporto.
“Pela importância que o actual executivo reconhece no associativismo desportivo, quer na dinâmica social, quer na economia da cidade, que é reconhecida como uma Cidade Amiga do Desporto, mantemos este empenho para que as associações desportivas possam, connosco, desenvolver um conjunto de ações de interesse municipal, promovendo uma cidade mais saudável e focada no bem-estar”, afirmou.
A autarca recordou ainda o programa 'Jovem Atleta', um projecto implementado pelo actual executivo que prevê um apoio financeiro destinado a atletas até aos 25 anos. Com um investimento de 125 mil euros, esta iniciativa visa criar condições para que clubes e associações consigam captar e formar as camadas mais jovens.
Helena Leal reforçou que o investimento no associativismo desportivo “não se trata apenas de um apoio financeiro, mas de um investimento com um grande retorno”. A autarca sublinhou que, para 2025, o executivo reservou 1,3 milhões de euros no orçamento municipal para apoio ao associativismo desportivo, representando um aumento de 312% desde a entrada em funções do atual executivo.
“Consideramos que, apenas convosco, em parceria e complementaridade, conseguiremos criar as melhores condições para que tenhamos uma cidade cada vez mais activa e desportiva, onde todos possam participar e onde o papel das associações e clubes desportivos seja devidamente reconhecido. Estes apoios serão mantidos enquanto cá estivermos”, garantiu a vereadora.