ISAL promove mesa redonda 'O Guia-Intérpretes como Embaixador da Paz'

Por ocasião das comemorações do Dia Internacional do Guia-Intérprete, que se assinala a 21 de Fevereiro, o Instituto Superior de Administração e Línguas - ISAL irá promover na próxima sexta-feira, pelas 19 horas, uma mesa redonda, intitulada 'O Guia-Intérpretes como Embaixador da Paz', dedicada à reflexão sobre o papel e os desafios desta profissão essencial para a qualificação das práticas turísticas e na mediação com as comunidades locais.
"O evento contará com a participação de vários profissionais do sector, antigos alunos da instituição. A sessão de abertura contará com a intervenção de Sancha de Campanella, vice-directora Geral do ISAL. A moderação ficará a cargo de Diogo Goes, director do Departamento de Ciências Humanas e Ciências Sociais e Doutorando em Turismo, assegurando uma "condução dinâmica e enriquecedora do debate"", revela à imprensa.
Entre os oradores convidados, destaca a presença dos guias-intérpretes e
profissionais do turismo Mara Cardoso, Daniela Craijdan, Pedro Loures e Osvaldo
Ramos, que irão partilhar as suas perspectivas sobre os desafios e oportunidades
da profissão de guia-intérprete, bem como o impacto da sua atuação no
desenvolvimento do turismo.
Conforme refere a organização do evento, este terá como objectivo reflectir sobre as problemáticas do turismo, nomeadamente de que forma este pode pressionar as infraestruturas urbanas e provocar desequilíbrios. A entrada é livre.
Sancha de Campanella destaca que "os guias-intérpretes, enquanto embaixadores das suas regiões e de diferentes áreas de actuação, contribuem para estabelecer pontes entre aqueles que as visitam e os que nelas residem, ajudando a criar relações de bem-estar entre turistas e residentes".
O ISAL reforça, assim, o seu compromisso com a valorização dos profissionais do
sector turístico, proporcionando um espaço de diálogo e partilha de
conhecimentos fundamentais para a evolução e reconhecimento da profissão. Estão
previstas mais actividades na área da formação turística ao longo dos próximos
meses, que serão divulgadas brevemente.