PAN defende valorização dos Técnicos Superiores de Saúde na Madeira
O PAN Madeira reuniu-se, ontem, dia 18 de Fevereiro, com o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS), para "discutir as dificuldades e desafios que estes profissionais enfrentam".
Na sequência deste encontro, o partido sublinha a "necessidade urgente de adaptação na Região Autónoma da Madeira do decreto que valoriza a carreira destes profissionais".
O PAN recorda que, "apesar de ter sido aprovado na Assembleia da República em 2022 e de já estar em vigor também nos Açores, a Madeira continua sem esta actualização, prejudicando gravemente estes profissionais, que são cerca de 400 só na administração pública regional".
Para o partida, a valorização destes técnicos exige medidas como "a adaptação imediata do decreto na Região, garantindo salários justos e condições dignas".
Além disso, o PAN defende o reforço os recursos humanos, "sobretudo em áreas críticas como a inclusão e a saúde ambiental", assim como, "garantir a fixação de profissionais em regiões como o Porto Santo, onde a falta de técnicos compromete os serviços de saúde".
"Problemas como a impossibilidade de alguns profissionais, como os radiologistas, tirarem férias por falta de substitutos demonstra a urgência de uma resposta governamental", sustenta o partido.
Não podemos aceitar que a Madeira continue a ser a única região do país sem esta atualização essencial. A valorização destes profissionais é essencial não só para os seus direitos, como também para a qualidade dos serviços de saúde prestados. A população só ganharia com um sistema de saúde mais eficiente Mónica Freitas, PAN
O PAN compromete-se, assim, a estar "na linha da frente na defesa destes profissionais" e a 2trabalhar para que esta actualização seja uma prioridade e avance definitivamente".