DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Regionais 2025 Madeira

Bloco de Esquerda defende que "a habitação não é um luxo"

None

O Bloco de Esquerda realizou, esta na manhã,  uma iniciativa política onde esteve junto da população das Madalenas em Santo António, no Funchal, para falar sobre os problemas da habitação.

De acordo com o partido, a população contactada "foi unânime" em identificar os principais problemas como sendo os da especulação imobiliária que agrava os preços dos apartamentos, quer para compra quer para arrendamento. Por outro lado, também indicaram que os salários, de uma maneira geral, "são manifestamente insuficientes" para fazer frente à aquisição de uma casa.

O Bloco de Esquerda culpa os governantes da nossa terra que, há quase 50 anos, estão no poder e que agravaram este problema ao facilitar a construção de luxo; na disseminação descontrolada do alojamento local e na promoção dos vistos gold que facilitam a entrada de estrangeiros ricos e que contribuem para o aumento do custo de vida do povo e das habitações. Bloco de Esquerda

Nesse sentido, o partido salienta que "a habitação não é um luxo" e, como tal, defende o fim dos vistos gold, a construção de habitação pública a custos controlados, o fim dos incentivos fiscais para a construção que não tenha fins para a habitação própria, o limitar do alojamento local e uma moratória para a construção de novos hotéis.

Podcasts

×