Caminho agrícola que custou 2,8 milhões de euros entra em fase de conclusão
A obra iniciou-se em Julho de 2020 e entra agora em fase de conclusão. Está para breve a possibilidade de se poder circular no caminho agrícola da Achada-Chote, na freguesia do Jardim da Serra, uma obra que representa um investimento de aproximadamente 2,8 milhões de euros.
A presidente da Câmara em Regime Temporário de Funções, Sónia Pereira, acompanhada pelo executivo municipal, visitou esta manhã as obras que consistem na construção de um caminho agrícola com dois ramais, totalizando cerca de 1.300 metros de extensão.
Em nota à imprensa, a autarquia avança que este é um "Este investimento estratégico, financiado a 85% pelo PRODERAM e com o remanescente assegurado pelo orçamento municipal, visa dinamizar o sector agrícola da Região, melhorando significativamente o acesso aos terrenos e beneficiando os moradores locais".
Até ao final de Junho deverá estar concluída esta empreitada, que era uma reivindicação antiga dos agricultores e residentes da área. O novo arruamento permitirá o acesso automóvel a uma extensa zona agrícola e às habitações, anteriormente acessíveis apenas por vias pedonais. "Além de facilitar o trabalho dos agricultores, a infraestrutura contribuirá para o aumento do rendimento da actividade agrícola e para a valorização da paisagem e atratividade turística do concelho", aponta a autarquia.
Explica ainda que o traçado do novo arruamento inclui um ramal principal de 905 metros, ligando o sítio da Achada ao sítio do Chote, e um ramal secundário de aproximadamente 340 metros, que será uma via sem saída. A faixa de rodagem terá uma largura de 4 metros, acrescida de uma valeta de 0,50 metros para o escoamento das águas pluviais. A obra contempla ainda a implementação de infraestruturas essenciais, como rede de rega, distribuição de água potável, drenagem de esgotos domésticos e iluminação pública, garantindo melhores condições para a população local.
A aposta do município na melhoria das infraestruturas agrícolas reflete o nosso compromisso com a população e com o sector agrícola. Sendo o Jardim da Serra, uma freguesia onde a agricultura desempenha um papel fundamental este tipo de infraestruturas é essencial. Este é o quarto caminho agrícola construído na localidade durante o actual mandato autárquico, juntando-se às intervenções já concluídas nos caminhos agrícolas do Luzirão, das Romeiras e do Caminho do Sá. Além disso, a autarquia está a finalizar o projeto de alargamento da Travessa do Inglês. Sónia Pereira
A autarquia indicar estar a envidar todos os esforços para antecipar a sua conclusão, proporcionando assim maior comodidade à população.