Número de passageiros nos aeroportos europeus ultrapassa em 2024 valor pré-pandemia
Aeroporto da Madeira superaram números de 2019 ainda em 2022, dois anos antes da média continental
Dois anos depois dos aeroportos regionais terem superado os números de 2019 (3,37 milhões de passageiros), tendo em conta os 4,1 milhões em 2022, os aeroportos europeus conseguem recuperar da covid-19
Os aeroportos europeus receberam mais passageiros em 2024 do que em 2019, pela primeira vez desde a crise pandémica motivada pela covid-19, graças ao dinamismo das conexões internacionais, foi hoje revelado.
"[No ano passado] os aeroportos europeus finalmente superaram o volume de passageiros pré-covid-19, com mais de 2,5 mil milhões de viajantes", disse a associação ACI Europe num comunicado, no qual cita dados provisórios.
Este número representa um aumento de 7,4% num ano e um aumento de 1,8% em relação aos níveis pré-pandemia, de acordo com a associação que reúne mais de 600 aeroportos europeus até à Ásia Central e Israel.
As ligações aéreas internacionais impulsionaram a recuperação, com um aumento de 8,8% num ano.
Em contraste, o número de passageiros nas linhas nacionais permaneceu 6,3% abaixo dos níveis de 2019, de acordo com a ACI Europe, que mencionou "uma mudança modal parcial para o comboio" em alguns países.
A recuperação do setor aéreo europeu, que foi seriamente afetado pela crise sanitária desde o início de 2020, ocorreu "apesar do forte aumento dos preços dos bilhetes, do crescimento económico lento e das tensões geopolíticas", observou o diretor-geral da ACI Europe, Olivier Jankovec.
Os aeroportos da Albânia, onde o turismo cresceu significativamente nos últimos anos, viram seu tráfego triplicar (+220%) desde 2019, à frente dos do Uzbequistão (+186%) e do Cazaquistão (+74,7%).
Estes dois países parecem beneficiar de uma mudança no tráfego para a Rússia após as sanções impostas após a invasão da Ucrânia.
Entre os maiores mercados de transporte aéreo no âmbito do ACI Europa, a Turquia (+23,1% desde 2019) também parece beneficiar deste fenómeno, enquanto a Itália (+17%) e a Espanha (+13%) estão a colher os dividendos do turismo.
Em contraste, os aeroportos na Alemanha (-16,6% em cinco anos) e na França (-3%) sofrem uma queda acentuada na procura doméstica.
Londres-Heathrow permaneceu em 2024 como o principal aeroporto europeu em número de passageiros (83,9 milhões), à frente de Istambul (80,1 milhões, um aumento de 16,9% desde 2019), Paris-Charles-de-Gaulle (70,3 milhões, 7,7% abaixo dos níveis pré-covid) e Amesterdão-Schiphol (66,8 milhões), logo à frente de Madrid (66,1).