Falcon da Força Aérea trouxe doente dos Açores para a Madeira
Um avião Falcon 50 da Força Aérea Portuguesa transportou, na madrugada deste domingo, um doente entre Ponta Delgada (Açores) e a Madeira. A informação foi avançada, ao final da tarde, por este ramo das Forças Armadas, que adiantou que, para cumprir esta missão, o aparelho, que integra a Esquadra 504 "Linces", descolou de Lisboa em direcção aos Açores.
Nesta madrugada, a Força Aérea Portuguesa esteve envolvida noutras duas missões de apoio à população, mas noutras partes do país.
Assim, o helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – "Pumas", foi mobilizado para realizar o transporte de órgãos para transplante, uma missão que, embora já tenha sido realizada antes, não é comum para esta aeronave. Este transporte mostra a capacidade do EH-101 Merlin em missões de salvamento de vidas, sobretudo quando a rapidez da missão é factor.
Já um avião C-295M, da Esquadra 502 – "Elefantes" em alerta na Base Aérea N.º6, no Montijo, foi destacado para realizar o transporte de um paciente de Faro para Lisboa, garantindo o encaminhamento urgente para cuidados médicos especializados.
“Estes voos demonstram o empenho contínuo da Força Aérea em responder prontamente às necessidades da população, seja em todo o território nacional, do continente às ilhas”, lê-se numa nota da instituição militar.