CMF pavimenta caminho municipal na zona alta de São Gonçalo
Obra custou quase 190 mil euros
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) concluiu a pavimentação da Entrada 8 do Caminho do Palheiro Ferreiro, na zona alta de São Gonçalo, que custou 189 mil e 945 euros. A obra foi, ontem, visitada pela presidente e pelo vice-presidente da autarquia, respectivamente, Cristina Pedra e Bruno Pereira.
"Com esta obra, pretendeu-se dotar a Entrada 8 do Caminho do Palheiro (antigo acesso da Quinta da Fajã), na Zona Alta da freguesia de São Gonçalo, duma pavimentação betuminosa integral, na sequência da danificação do seu pavimento em calçada antiga de paralelepípedos, ocorrida com a passagem de veículos pesados durante a obra da construção de um novo arruamento no prolongamento da Travessa do Lombo da Quinta e sua ligação a esta Entrada, concluída em Setembro de 2024", justifica a intervenção.
O caminho municipal "tem uma extensão de cerca de 362 metros e largura variável integrando pequenas zonas alargadas", explica, sendo que "o traçado do arruamento não sofre alterações em relação ao existente, quer em planimetria, quer em altimetria. O perfil longitudinal a adotar também mantem as cotas do existente", esclarece a autarquia em nota de imprensa.
Ainda acrescenta que "para o dimensionamento do pavimento, adotaram-se as camadas de base, sub-base e revestimento superficial, nas espessuras habitualmente usadas e perfeitamente consolidadas pela experiência neste tipo de caminhos", tendo os trabalhos executados incluído, essencialmente, a "remoção integral da calçada de paralelepípedo existente e o seu transporte para armazém da CMF, tratamento de bermas e alguns troços de muros de guarda, construção de grelhas transversais e valetas associadas a um novo sistema de drenagem das águas pluviais, abertura e fecho de vala para colocação de tubagem de uma nova rede de rega e a pavimentação integral betuminosa", conclui.