Terramoto de magnitude 5,5 abalou o norte da Etiópia sem provocar vítimas
Um terramoto de magnitude 5,5 abalou hoje, sem provocar vítimas, o norte da Etiópia, onde um vulcão entrou em erupção após meses de aumento da atividade sísmica, anunciaram o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) e a comunicação social local.
O abalo de magnitude 5,5 ocorreu a uma profundidade de cerca de dez quilómetros, às 20:01 locais (17:01 em Lisboa), 55 quilómetros a noroeste da cidade de Asbe Teferi, perto da fronteira entre as regiões de Afar e Oromia, informou o EMSC.
De acordo com os meios de comunicação locais, um vulcão também entrou em erupção na região, após meses de aumento da atividade sísmica.
Um funcionário local, Aden Bela, disse à televisão EBC que o vulcão entrou em erupção às 05:30 de sexta-feira (02:30 em Lisboa) na localidade de Segento, no distrito de Dulecha, na região de Afar.
Segundo o responsável, o fumo do vulcão parou, mas a lava continua a correr. O gado e os habitantes foram desalojados, acrescentou, sem indicar números.
Desde o final de setembro, o Serviço Geofísico dos Estados Unidos (USGS) registou mais de 67 sismos na região, concentrados principalmente na região de Fantale, que faz parte do principal Vale do Rift etíope, noticiou o jornal Addis Standard.