DNOTICIAS.PT
Mundo

Terminou sequestro em prisão francesa com rendição de detido

None
Foto AFP

O homem que sequestrou esta manhã cinco pessoas na prisão de Arles, no sul de França, entregou-se e a tomada de reféns terminou sem feridos, anunciaram fontes policiais.

"O sequestrador entregou-se. Não há feridos", declarou a polícia de Bouches-du-Rhône, momentos depois de um representante sindical ter afirmado à agência France-Presse (AFP) que os reféns tinham sido libertados "sem ferimentos".

"A tomada de reféns terminou, os agentes e o pessoal estão sãos e salvos e o detido rendeu-se" após "a intervenção dos negociadores da Raid", a unidade de elite da polícia francesa, segundo Jessy Zagari, delegado nacional da 'FO Justice' à AFP.

Na rede social X, o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, confirmou que "o sequestrador da prisão de Arles" tinha sido detido.

"Ninguém ficou ferido. Obrigado às equipas da administração penitenciária e aos agentes da polícia de choque pela sua intervenção", acrescentou.

Um total de cinco pessoas - quatro médicos e um guarda - foram feitos reféns pouco depois das 10:00 de Lisboa na unidade sanitária da prisão de Arles, por um recluso caracterizado por "graves problemas psiquiátricos", segundo uma fonte próxima do caso.

O homem estava armado com uma arma branca de fabrico caseiro.

A libertação da primeira refém, uma médica, aconteceu pelas 13:30 de Lisboa.

O detido, de 37 anos, com um perfil "instável" segundo várias fontes, está preso por violação e tinha manifestado o desejo de ser transferido para outra prisão, informou uma fonte próxima do caso.

Tem "um perfil psicológico, não um perfil terrorista ou qualquer outro", garantiu uma fonte prisional à AFP.