Autarca do Porto Santo esclarece "equívoco" e garante que nada se altera
Os bilhetes de transporte aéreo entre Porto Santo e Madeira continuam elegíveis para o Subsídio Social de Mobilidade
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Baptista, esclareceu, esta manhã, que a recente situação sobre o subsídio de mobilidade para os residentes da ilha dourada, que utilizam o transporte aéreo, não passa de um simples mal-entendido.
Segundo o autarca, a confusão surgiu devido ao facto de a Binter, companhia aérea responsável pelas ligações entre o Porto Santo e a Madeira, ser também proprietária da 'Canaria Airlines', uma empresa também ligada ao sector da aviação. "Por isso, por falta de stock cartões de embarque com a designação Binter, os CTT receberam cartões com a designação dessa empresa. Nesse sentido, questionaram a ANAC se uma companhia, que não sendo a que faz a ligação regional por via do apoio do Estado, teria direito a usufruir do subsídio de mobilidade. E como é normal assim não seria, porque as ligações regionais estão restritas à Binter", explicou, em declarações à TSF-Madeira.
Governo Regional contesta entendimento da ANAC que prejudica os passageiros do Porto Santo
ANAC entende que os bilhetes de transporte aéreo entre Porto Santo e Madeira deixam de ser elegíveis para o Subsídio Social de Mobilidade
Neste sentido, após diálogos com a direcção da autoridade de aviação, o presidente da Câmara confirmou que nada se irá alterar para os porto-santenses. "A ANAC irá emitir um comunicado a todos os envolvidos, esclarecendo esta situação e garantindo que nada se altera para os passageiros", afirmou Nuno Baptista.
Os porto-santenses não precisam de se preocupar, pois os seus direitos continuarão a ser salvaguardados. A defesa dos seus interesses está sempre acima de tudo, enquanto eu estiver aqui na Câmara Municipal Nuno Baptista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo
Não obstante, o autarca fez questão de salientar a importância de manter a serenidade perante situações como esta. "Já para aqueles que vivem de que as suas vitórias são as derrotas dos outros, fica o momento para pensarem bem antes de falar porque as vitórias devem ser fruto do nosso trabalho e não da derrotadinha", atirou.
PS diz que "inércia e descoordenação dos Governos do PSD" resultam em mais um golpe nos porto-santenses
O PS-Madeira acusa os Governos Regional e da República – ambos liderados pelo PSD – de "descoordenação e inércia" e de, à custa disso, estarem a penalizar os porto-santenses no que diz respeito à mobilidade.
"Quanto mais isolados, mais esquecidos", atira JPP
O Juntos Pelo Povo (JPP) manifesta o seu mais "profundo repúdio" face à ameaça de nova alteração ao Subsídio Social de Mobilidade (SSM) aérea, excluindo os residentes do Porto Santo do direito ao reembolso nas viagens realizadas entre aquela ilha e a da Madeira.