Eurico Brilhante Dias elogia trabalho das IPSS na Madeira e destaca desafios no sector social
Depois de visitar duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) na Ponta do Sol e na Ribeira Brava, Eurico Brilhante Dias, presidente da 10.ª Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão da Assembleia da República, destacou a importância de reconhecer tanto as dificuldades como o bom trabalho realizado na Região.
“É essencial compreender as dificuldades no recrutamento e na remuneração dos trabalhadores, mas, em primeira instância, valorizar o excelente trabalho que se faz na Madeira”, afirmou o parlamentar socialista esta manhã.
Brilhante Dias sublinhou que o papel da Comissão é acompanhar estas realidades, enquanto a iniciativa política cabe aos diferentes grupos parlamentares. Durante a visita, referiu que, comparando com o continente, os problemas enfrentados pelas IPSS madeirenses não diferem substancialmente, apresentando níveis de intensidade similares.
Ao final da visita, o presidente da Comissão destacou que, embora a sua percepção inicial sobre a realidade da Região não tenha mudado significativamente, a oportunidade de observar as dinâmicas locais trouxe um conhecimento mais profundo e valioso. “Vamos com mais conhecimento da realidade, e isso é sempre muito importante”, concluiu.
A visita faz parte de uma agenda mais ampla da Comissão, que procura fortalecer a ligação entre o Parlamento e as diferentes regiões do país, promovendo um entendimento mais próximo das necessidades locais.
Os parlamentares ainda foram recebidos na Câmara Municipal por todo o executivo presidido por Ricardo Nascimento.