Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão começa visita hoje à Região
Entre hoje e terça-feira, a 10.ª Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão realiza uma visita oficial à Região Autónoma da Madeira, com uma agenda intensiva focada em temas cruciais como o mercado de trabalho, inclusão social e educação.
A visita inicia-se com uma reunião entre a Comissão e o Conselho Económico e de Concertação Social da Madeira (CECS-RAM), no Hotel Pestana Casino Park, envolvendo representantes de associações empresariais, sindicais e outros parceiros sociais. O encontro visa discutir as especificidades regionais e identificar soluções para os desafios laborais e sociais da Região e está marcada para as 17 horas.
Amanhã, segunda-feira, o programa inclui visitas à Fundação João Pereira, na Ponta do Sol, e ao Centro Social e Paroquial de São Bento, na Ribeira Brava, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento. A agenda também prevê apresentações de cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e reuniões com a 7.ª Comissão Especializada de Inclusão Social e Juventude. O dia encerra com um jantar oficial no Palácio de São Lourenço, na presença do Representante da República, Juiz Conselheiro Ireneu Barreto.
Terça-feira será marcada por visitas a instituições de apoio social, como o Lar da Sagrada Família, em Gaula, e a Santa Casa da Misericórdia de Machico, esta última acompanhada pelo presidente da Câmara de Machico, Ricardo Franco, mas antes haverá uma apresentação de cumprimentos ao presidente do Governo Regional, na Quinta Vigia. À tarde, o destaque será para reuniões com o Director Regional do Trabalho e associações que actuam junto de populações vulneráveis e pessoas com deficiência, num esforço de diálogo e colaboração para fortalecer as políticas de inclusão social.
A visita culmina na quarta-feira, 22 de Janeiro, com um balanço final das atividades realizadas e o regresso da delegação a Lisboa. Este périplo pela Madeira pretende não apenas reforçar o conhecimento sobre os desafios da região, mas também identificar boas práticas e novas estratégias que possam ser implementadas a nível nacional, promovendo maior inclusão, equidade e desenvolvimento.