DNOTICIAS.PT
Madeira

Pedro Gonçalves defende equilíbrio entre desenvolvimento e preservação em Câmara de Lobos

None
Foto Rui A. Silva/ Aspress

Durante a conferência "Pensar o Futuro", organizada pelo DIÁRIO, o arquitecto Pedro Gonçalves destacou a importância de um desenvolvimento equilibrado em Câmara de Lobos, alertando para a necessidade de rever o modelo de financiamento das autarquias e adoptar uma abordagem criteriosa na construção. "Câmara de Lobos está a seguir um caminho certo, mas as escolhas sobre onde construir serão decisivas. Ninguém vai querer visitar a Madeira para ver prédios", afirmou.

O arquitecto faz parte do painel de oradores desta iniciativa frisou a necessidade de conciliar desenvolvimento e contenção do sector da construção civil, propondo um "exercício de construção responsável”, que respeite a identidade local. Para Gonçalves, é essencial que o concelho se torne mais atractivo, ultrapassando o estigma de ser apenas um local de passagem.

Defendeu a criação de mais pontos de interesse, especialmente na freguesia do Curral das Freiras, sublinhando o potencial turístico e cultural da localidade.

“A zona da Caldeira deve permanecer agrícola. É uma parte fundamental da identidade e história de Câmara de Lobos que não pode ser sacrificada em nome da urbanização", destacou o arquitecto.

As declarações de Pedro Gonçalves reforçam a necessidade de um planeamento territorial que priorize a sustentabilidade, a preservação das características únicas do concelho e a diversificação dos atractivos turísticos, perspectivando um futuro próspero e equilibrado para Câmara de Lobos.