Daniel Sousa deixa Vitória de Guimarães após três semanas de trabalho
O treinador Daniel Sousa deixou o Vitória de Guimarães após três semanas no comando dos minhotos, confirmou hoje o sexto classificado da I Liga portuguesa de futebol, em nota publicada no site oficial.
"A Vitória Sport Clube, Futebol SAD e o treinador Daniel Sousa chegaram a acordo para a cessação do contrato de trabalho que mantinham. Saem também do clube os adjuntos Francisco Matos, Ricardo Jorge Ribeiro, Gonçalo Barbosa, João César Pereira e Maximiliano Pereira", refere a nota.
Sucessor de Rui Borges, treinador que começou a época nos vitorianos, o barcelense de 40 anos assinou um contrato válido até junho de 2026 e foi apresentado em 26 de dezembro de 2024.
Ao 'leme' dos vimaranenses, contabilizou dois empates para o campeonato, com Farense (2-2) e Sporting (4-4), e uma derrota com o Elvas (2-1), do Campeonato de Portugal, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, realizado no domingo.
Ainda na presente época, Daniel Sousa deixou em agosto de 2024 o Sporting de Braga, vizinho e rival do Vitória, após ter cumprido a pré-temporada e orientado a equipa 'arsenalista' em quatro jogos oficiais, tendo somado duas vitórias e dois empates.
Membro das equipas técnicas do agora presidente do FC Porto, André Villas-Boas, entre 2009/10 e 2020/21, na Académica, FC Porto, Chelsea, Tottenham, Zenit, Xangai e Marselha, Daniel Sousa estreou-se como treinador principal em 2022/23, ao serviço do Gil Vicente, tendo conduzido os 'galos' ao 13.º lugar da I Liga.
Na época 2023/24, o técnico assumiu o comando do Arouca após a 11.ª jornada e guiou os 'lobos' da serra da Freita do 18.º e último posto ao sétimo lugar, com 40 pontos somados em 23 jornadas.