DNOTICIAS.PT
Mundo

Novo incêndio deflagra na Califórnia com alerta de ventos fortes

None

Um novo incêndio foi declarado na noite de segunda-feira para hoje no condado de Ventura, vizinho a Los Angeles, sob alerta de ventos fortes que ameaçam intensificar as chamas uma semana após o início dos fogos.

O incêndio 'Auto' deflagrou às 21:25 de segunda-feira à noite (05:25 de hoje em Lisboa) e, embora o seu avanço tenha sido travado, em poucas horas devastou 22 hectares, segundo o mais recente boletim do Corpo de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire).

Dezenas de bombeiros foram enviados para a zona afetada para eliminar os focos de incêndio e trabalhar para aumentar a contenção. 

"Nenhuma estrutura foi ameaçada. A causa do incêndio está a ser investigada", declarou o Gabinete de Informação Pública do Condado de Ventura na rede social X.

Este incêndio junta-se aos dois grandes fogos que ardem há uma semana no condado de Los Angeles: o incêndio de Palisades, que é o mais grave e está 17% contido, e o de Eaton, na cidade de Pasadena e Altadena, que está 35% contido.

Cerca de 88.000 habitantes do condado de Los Angeles continuam sob ordens de evacuação devido aos incêndios, referiu hoje o xerife do condado, Robert Luna, numa conferência de imprensa.

O sul da Califórnia está a enfrentar um novo período de ventos fortes de Santa Ana desde segunda-feira, prevendo-se que aumentem hoje de intensidade.

O perigo extremo de incêndio continuará até quarta-feira à tarde, assim como os avisos de bandeira vermelha de "situação particularmente perigosa" (PDS, na sigla em Inglês) devido às condições de seca nas áreas afetadas, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (NWS).

Os múltiplos incêndios que assolam Los Angeles já causaram a morte de 24 pessoas, com mais de 16.100 hectares ardidos, 7.000 estruturas destruídas e a retirada de mais de 150.000 pessoas desde 07 deste mês.