Albuquerque ‘inaugura’ pavimentação de caminho municipal
Obra de 194 mil euros melhora acessibilidade na freguesia do Monte
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, ‘inaugura’ esta terça-feira as obras de pavimentação parcial do Caminho Municipal do Pico, na freguesia do Monte, agora concluídas e da responsabilidade da Câmara Municipal do Funchal (CMF).
Com esta obra, numa extensão inferior a meio quilómetro e com custo superior a 194 mil euros, os utentes do Caminho do Pico passam a beneficiar duma pavimentação betuminosa integral, na sequência do alargamento parcial da via. Alargamento levado a efeito com a reconstrução dos muros de suporte à propriedade da Quinta do Imperador e sobranceiros ao caminho, no âmbito das obras de recuperação do Governo Regional na referida Quinta.
Trata-se de um caminho municipal mais extenso, mas que nesta intervenção a CMF optou por pavimentá-lo apenas numa extensão de cerca de 455 metros, integrando as zonas alargadas e a restante plataforma, uniformizando assim o seu pavimento.
O traçado do arruamento não sofre alterações em relação ao existente, quer em planimetria, quer em altimetria, apenas sendo reperfilado para uma largura variável entre quatro metros no mínimo e 5,50m no máximo. Este reperfilamento permitirá uma acessibilidade mais fluida e abrangente, nomeadamente para viaturas de emergência. O perfil longitudinal adoptado também mantem cotas do anteriormente existente.
Os trabalhos executados incluíram essencialmente os trabalhos preparatórios de reposicionamento de elementos construtivos existentes na zona alargada tais como postes de infra-estruturas aéreas e marcos de incêndio, consolidação de bermas, construção de valetas associadas a um novo sistema de drenagem das águas pluviais e a pavimentação integral.