Sobe para 10 número de mortos em deslizamentos de terras no Brasil
O número de mortos nos deslizamentos de terras provocados por chuvas torrenciais no Estado brasileiro de Minas Gerais subiu para 10, segundo o mais recente balanço divulgado n domingo à noite pelos bombeiros.
De acordo com o balanço, há uma pessoa desaparecida.
Nove pessoas morreram na cidade de Ipatinga, incluindo uma criança de 8 anos cujo corpo foi encontrado pelos bombeiros nos escombros de uma casa.
Quatro membros da família da pessoa desaparecida foram igualmente encontrados mortos.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que se deslocará esta segunda-feira a Ipatinga, para onde prometeu colocar à disposição "todos os meios do Estado" para "socorrer as pessoas afetadas pelas fortes chuvas".
"O problema não é só a chuva da noite passada (sábado). Chove quase todos os dias há um mês e é por isso que a terra está encharcada", disse, numa conferência de imprensa, o presidente do município de Ipatinga, Gustavo Nunes.
Santana do Paraíso, cidade vizinha de Ipatinga, lamenta uma vítima mortal.
O Brasil foi atingido por eventos climáticos extremos em 2024, nomeadamente inundações devastadoras no sul do país, que mataram mais de 180 pessoas em abril e maio e causaram extensos danos materiais.