Serviço de Urgência
É lamentável o aproveitamento político que se tem visto em torno do Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Trabalho na área da saúde e entristece-me ver os comentários acerca do serviço prestado, as perceções individuais, amplificadas nos meios de comunicação e nas redes sociais, não traduzem o esforço das equipas que trabalham diariamente para assegurar a melhor resposta ao utente. Têm sido registados diariamente mais de 1000 atendimentos urgentes nos Centros de Saúde e no serviço de urgência do Hospital. Os tempos de resposta no serviço de urgência hospitalar registados estão abaixo do preconizado no Sistema de Triagem de Manchester – o utente tem tido resposta em tempo útil – não se pode comparar o que está a acontecer na RAM com a realidade de Portugal continental, onde as pessoas lidam com diversos serviços de urgência encerrados e aguardam mais de 16 horas para receberem o primeiro atendimento médico.É certo que a afluência ao Serviço de Urgência tem sido grande, isso é um facto, mas a resposta tem sido assegurada, em tempo útil, priorizando, claro, as verdadeiras urgências. Parece-me injusto e irresponsável chamar de “caos” à resposta que tem sido assegurada, é uma ofensa aos profissionais e é também uma grande irresponsabilidade.
Esta narrativa de “caos” pode causar receio, desmotivando os utentes de recorrer aos serviços atendimento urgente, mesmo quando necessário, o que pode agravar situações de saúde e colocar vidas em risco.Na Madeira todos os doentes são atendidos. Ninguém fica à porta do Serviço de Urgência. Nos hospitais do país um doente urgente espera 12, 14 e 16 horas, na Madeira um doente urgente espera, 10/15 minutos. A saúde não pode nem deve ser usada como arma de arremesso político, só prejudica os profissionais e os utentes.
C. A.