Angola regista 119 casos de cólera em três províncias, 12 resultaram em morte
Os números de casos de cólera notificados em Angola estendem-se já a três províncias -- Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, num total de 119, entre os quais 12 mortes, segundo o último boletim do Ministério da Saúde.
Entre 9 e 10 de janeiro Angola registou 24 novos casos, dos quais 20 no município de Cacuaco, (Luanda), onde se concentram a maior parte dos casos, três no município do Dande (Bengo) e um no município de Catete (Icolo e Bengo).
No total, foram registados 119 casos de cólera, sendo 56 de pacientes do sexo masculino e 63 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os dois e os 70 anos.
Foram notificadas 12 mortes, das quais 11 no município de Cacuaco, província de Luanda, e uma no município de Catete, província do Icolo e Bengo.
Estão em processamento no laboratório nacional de referência do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, 12 amostras de casos suspeitos, sendo 10 do Cacuaco e 2 do Bengo.
O Minsa declarou o surto de cólera quando foi confirmado o primeiro caso, a 7 de janeiro, e ativou o Plano Nacional de Resposta contra a Cólera.