DNOTICIAS.PT
Artigos

Da liberdade

Oxalá possa triunfar a promoção dos valores da Liberdade

Na comemoração dos 50 anos da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974, para além de eventos mais ou menos passageiros, importará tomar medidas concretas que assinalem este marco histórico e que contribuam no presente e no futuro de Portugal para a afirmação dos valores de Abril.

Por todo o País ergueram-se referenciais simbólicos que serão na diacronia lugares incontornáveis de Abril. Contudo, na Região Autónoma da Madeira, apesar das louváveis e inéditas iniciativas já realizadas ou em projeto, está em falta (e ainda estamos a tempo), e faz falta um registo histórico à altura da importância e do alcance significativo de Abril para as nossas vidas.

De entre as grandes transformações sociais, políticas, económicas e culturais nascidas em Abril a liberdade é, talvez, a conquista mais amada e das mais sentidas aquisições positivas da sociedade portuguesa. Que é tão actual e em tanto importa defender.

Também por isso, a criação da “Casa da Liberdade” seria um dos possíveis marcos destes 50 anos de Abril na Madeira.

O edifício que foi símbolo da repressão, onde esteve a sede da PIDE na cidade do Funchal, na Rua da Carreira, seria o local indicado para a “Casa da Liberdade”. Aquele edifício ainda é património do Estado. Naquele lugar poderia nascer um memorial à Liberdade. Naquele local onde, depois da revolução, funcionou o Centro de Recrutamento Militar seria possível garantir a sua recuperação, requalificação e valorização, e projetar um novo Centro Cultural para a cidade do Funchal. Para servir a causa da Liberdade.

No uso a dar ao edifício que, durante tanto tempo, abrigou nestas ilhas a polícia política da ditadura de Salazar e Caetano deveria ser considerado instalar um memorial aos Resistentes Antifascistas, assim como poderia ser criado um Centro de Documentação sobre a Resistência e os Resistentes Antifascistas da Madeira e do Porto Santo.

Para tal é indispensável reunir vontade política.

Oxalá possa triunfar a promoção dos valores da Liberdade e da Libertação.