Santa Cruz vai instalar câmaras térmicas de vigilância florestal
O presidente da Câmara de Santa Cruz, Filipe Sousa, anunciou, hoje, que o município vai adquirir e instalar câmaras térmicas para detecção de Incêndios florestais.
A medida foi anunciada no decorrer da reunião de câmara desta quinta-feira e, de acordo com uma nota da autarquia, está inserida num "documento que concretiza um estudo sobre o risco de incêndios rurais, recentemente concluído, e que se apresenta como uma ferramenta importante, não apenas em termos de revisão de PDM, mas também porque se trata de uma carta que dá uma leitura das zonas onde existe maior suscetibilidade de ocorrer incêndios rurais".
Segundo o autarca, "esta ferramenta vai permitir o executivo deliberar e decidir sobre locais de intervenção em termos de acessibilidades, limpeza de escarpas e criação de faixas de segurança".
"É um documento que vai permitir planear, antecipar e prevenir como nunca foi feito até aqui”, reforça Filipe Sousa, avançando que a autarquia está a desenvolver "diversos projectos inovadores para melhorar a segurança e a protecção civil na Região", como é o caso das câmaras térmicas de vigilância florestal para detecção de incêndios, que serão instaladas em Santa Cruz, numa "iniciativa pioneira na Região, que permitirá identificar incêndios na sua fase inicial".
"Estão igualmente a ser criadas novas acessibilidades, avaliação de locais a instalar bocas de incêndio e decorre procedimento para adquirir um drone, que auxiliará na monitorização e na resposta a emergências, especialmente em áreas de difícil acesso", complementou Filipe Sousa.
Nesta reunião de câmara foi ainda aprovada a atribuição do Fundo Social de Emergência Temporário, abrangendo 52 processos considerados elegíveis, totalizando um investimento de 55.200 euros.