Operação no Brasil contra jogos ilegais bloqueia 480 milhões de euros
Uma operação policial no Brasil cumpre hoje 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, bloqueando 480 milhões de euros em aplicações financeiras provenientes de lavagem de dinheiro de jogos ilegais, disse fonte oficial.
Para além disso, detalhou o Ministério da Justiça, a Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, apreendeu 17 carros de luxo, 38 veículos, mais de cem imóveis, quatro aviões e sete embarcações.
Foram movimentados, de janeiro de 2019 a maio de 2023, de acordo com as autoridades, mais de 480 milhões de euros "em contas correntes, em aplicações financeiras e dinheiro em espécie, provenientes dos jogos ilegais".
As autoridades acreditam que a organização criminosa utilizava "empresas de eventos, publicidades, casas de câmbio e seguros para lavagem de dinheiro realizada por meio de depósitos e transações bancárias".
O dinheiro era depois lavado através de depósitos em espécie, "transações bancárias entre os investigados com o imediato saque do montante, compra de veículos de luxo, aeronaves, embarcações, joias, relógio de luxo, além da aquisição de centenas de imóveis", detalharam.
De acordo com a imprensa local, uma das detidas é a advogada e influenciadora digital de 36 anos Deolane Bezerra, que só no Instagram é seguida por mais de 20 milhões de pessoas.
Segundo o portal G1, um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido num apartamento do CEO da Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho, plataforma de jogos e apostas online que patrocina alguns dos maiores clubes do futebol brasileiro como Corinthians, Athletico-PR, Bahia, Grémio e Palmeiras, treinado pelo técnico português Abel Ferreira.