Simone Fragoso fora do torneio de powerlifting por doping
A atleta Simone Fragoso foi impedida de participar na prova de powerlifting dos Jogos Paralímpicos Paris2024, agendada para hoje, devido a um resultado positivo num controlo antidoping, anunciou na terça-feira à noite o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
Em comunicado, o organismo refere ter sido "informado pelo Comité Paralímpico Internacional de que a atleta Simone Fragoso apresentou um resultado analítico adverso em teste de controlo antidoping realizado no dia 31 de agosto em Paris, decretando a suspensão com efeitos imediatos da atleta da competição desportiva nos Jogos Paralímpicos Paris2024".
O CPP finaliza o curto comunicado garantindo que "repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente".
Simone Fragoso, que já participou em três Jogos Paralímpicos como nadadora, iria ser a primeira atleta portuguesa a participar em provas de paralímpicas de powerlifting, no torneio de -41 kg.
Portugueses competem hoje na natação, ciclismo e atletismo
O nadador Diogo Cancela, medalha de bronze nos 200 metros estilos SM8, volta hoje à piscina dos Jogos Paralímpicos, num dia em que os ciclistas Luís Costa e Telmo Pinão disputam as provas de contrarrelógio de estrada.
Diogo Cancela tenta durante a manhã, nas eliminatórias, garantir presença na final dos 400 metros estilos SM8, agendada para a tarde, enquanto no atletismo, depois der sido desqualificado nas eliminatórias dos 400 metros T54 (cadeira de rodas), Mamudo Baldé tenta a qualificação para a final dos 100 metros, marcada para o início da noite.
Nas provas de ciclismo de estrada, em Clichy-Sous-Bois, Telmo Pinão, que já disputou duas competições de pista em Paris2024, vai participar na prova de contrarrelógio C2, enquanto Luís Costa vai estar também no contrarrelógio da classe H5.
Portugal, que está representado por 27 atletas em Paris2024, soma, após o sexto dia de competição, três medalhas: dois ouros, conseguidos por Miguel Monteiro e Cristina Gonçalves, e um bronze, conquistado por Diogo Cancela.