DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Candidaturas ao Concurso Literário Municipal Infantojuvenil Maria Aurora começam amanhã

None

Decorre, a partir de amanhã, 1 de Outubro, o período de candidaturas ao Concurso Literário Municipal Infantojuvenil Maria Aurora. A iniciativa da Câmara Municipal do Funchal destina-se a homenagear a memória de Maria Aurora Augusta Figueiredo Carvalho Homem (1937-2010), uma das mais relevantes figuras da cultura madeirense, celebrada pela sua dedicação à literatura, ao ensino e à promoção da leitura.

"Dirigido a crianças e jovens do Município do Funchal, o concurso visa incentivar o gosto pela leitura e escrita, ao mesmo tempo que promove a criatividade literária nos géneros lírico e narrativo. A prática da escrita e da leitura é um elemento essencial para o desenvolvimento intelectual dos jovens, estimulando a imaginação, a criatividade e a aquisição de competências fundamentais, como valores de cidadania", revela a Câmara Municipal do Funchal através de uma nota de imprensa. 

Este concurso tem como propósito fomentar hábitos de leitura e escrita nas camadas mais jovens, promover e valorizar a Língua Portuguesa, incentivar a criação literária e a expressão criativa e premiar e divulgar textos inéditos dos jovens participantes.

O concurso literário está dividido em quatro modalidades: modalidade Literária Infantil do género narrativo para estudantes do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico; modalidade Literária Infantil do género poético para estudantes do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico; modalidade Literária Juvenil do género narrativo para estudantes do ensino secundário; e por fim modalidade Literária Juvenil do género poético para estudantes do ensino secundário".  Câmara Municipal do Funchal

Os textos devem ser inéditos, individuais, em língua portuguesa, com um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas. As submissões devem seguir as normas específicas de formatação e ser enviadas em formato PDF para o email oficial do concurso [email protected], com o assunto 'Concurso Literário Municipal Infantojuvenil Maria Aurora', sendo que os trabalhos deverão ser acompanhados do respetivo Boletim de Candidatura, devidamente preenchido e assinado pelo encarregado de educação, no caso de o candidato ser menor de idade.

Os textos serão avaliados por um júri especializado, com base em critérios de criatividade, originalidade, coerência e qualidade da expressão escrita. Os melhores trabalhos serão premiados com vales para compra de material escolar, a edição dos textos vencedores, além de diplomas de participação para todos os concorrentes. Haverá ainda o 'Prémio Escola', atribuído à instituição que apresentar o maior número de trabalhos premiados.

As candidaturas estão abertas de 1 a 31 de Outubro. Para mais informações, os interessados devem consultar o regulamento completo disponível no site do Funchal Cultura (https://cultura.funchal.pt/).