DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Festival Primavera Sound cancela edições deste ano na América Latina

None
Foto Global Imagens

Desde 2012 que este festival, que começou em Barcelona, se realiza também anualmente no início de Junho no Porto

O festival Primavera Sound cancelou as edições previstas este ano na Argentina e no Brasil, e o Primavera Day no Uruguai e no Paraguai, devido a "dificuldades externas" para realizar o evento "ao nível que o público merece".

De acordo com a organização do festival, em comunicado citado pela agência EFE, os planos de concretizar as edições deste ano em Buenos Aires (em 23 e 24 de novembro) e São Paulo (30 de novembro e 01 de dezembro) e os Primavera Day em Montevideu (21 de novembro) e Assunção (29 de novembro) "infelizmente terão de esperar".

"Como comprovado em 2022 e 2023, com a nossa chegada à América Latina em vários territórios e formatos, qualquer evento Primavera Sound baseia-se em rigorosos padrões de qualidade onde quer se que realize", lê-se no comunicado.

De acordo com a organização, há um "nível de autoexigência em termos artísticos, organizacionais e de produção" que consolidou o Primavera Sound "na primeira linha de festivais de música de todo o mundo".

"As circunstâncias atuais levam-nos a anunciar que o Primavera Sound não irá realizar-se na América Latina em 2024, devido a dificuldades externas que nos impedem de realizar os eventos ao nível que o público, que tanto nos tem apoiado, merece", refere a organização.

De acordo com o diretor do Primavera Sound, Alfonso Lanza, trata-se de uma decisão "difícil, tomada após muitos meses de trabalho e de tentar por várias vias poder realizar os eventos com garantias, especialmente na conjuntura da indústria musical dos seus desafios".

"Uma vez esgotadas todas as possibilidades, temos que ser prudentes e colocar agora toda a nossa energia em planos futuros", referiu Alfonso Lanza.

O primeiro festival Primavera Sound realizou-se em 2001, em Barcelona, onde acontece anualmente desde então, com exceção dos anos da pandemia da covid-19.

Em 2012 o festival chegou ao Porto, acontecendo desde então anualmente no início de junho no Parque da Cidade.

Dez anos depois, o Primavera Sound expandiu-se até aos Estados Unidos da América, Chile, Argentina e Brasil. No ano passado realizou-se pela primeira vez no Paraguai.