Voluntários fazem recolha de sementes na Fonte do Bispo
Em resposta ao repto lançado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), foram vários os voluntários que rumaram nesta manhã de sábado, à zona de lazer das Cruzinhas, na Fonte do Bispo (Calheta) para participar numa acção de recolha de sementes.
A organização e voluntários do Ecotrail Funchal – Madeira aderiram a esta iniciativa, à qual se associou também o departamento de Marketing do DIÁRIO de Notícias da Madeira.
Após o términus da acção, todas as sementes recolhidas serão encaminhadas para o Viveiro Florestal da Santa (Porto Moniz), onde serão processadas e acondicionamento.
De acordo com o IFCN, esta iniciativa tem como principal objectivo "aumentar a disponibilidade de material genético, essencial para a produção de plântulas destinadas a futuras acções de reflorestação, objetivando, em particular, recuperar áreas afetadas pelos incêndios do passado mês de Agosto".
Além disso, parte das sementes recolhidas serão dispersas directamente nas áreas ardidas, para "uma recuperação mais rápida e eficaz desses locais".