No Funchal pede-se "casas para morar não para especular"
Veja as fotos da concentração junto à Assembleia Legislativa da Madeira
"Casas para morar não para especular" ou "as casas não são luxo" ou "habitação é um direito" são algumas das palavras de ordem empunhadas pelos manifestantes reunidos, esta manhã, em frente à Assembleia Legislativa da Madeira, pelo direito à habitação.
O Funchal associou-se, assim, à iniciativa organizada pelo movimento 'Casas para Viver', em 22 cidades portuguesas. Lisboa, Porto, Almada, Braga, Guimarães, Aveiro, Faro, Portimão, Lagos, Leiria, Santarém, Coimbra, Viseu, Ponta Delgada, Viana do Castelo, Covilhã, Évora, Beja, Vila Nova de Santo André, Guarda e Portalegre vão também acolher manifestações.
Funchal e mais 21 cidades portuguesas voltam a mobilizar-se hoje pelo direito à habitação
Saiba o que mais é notícia hoje no país e no mundo
"A habitação é um direito essencial e não um privilégio. A nossa luta é por uma sociedade mais equitativa, onde todos tenham acesso a um lar e possam viver com dignidade", reitera o movimento 'Casas para Viver' em comunicado de imprensa.
O aumento dos salários, "de forma a permitir que as famílias consigam enfrentar o crescente custo de vida"; a expansão e melhoria da oferta de habitação pública, "garantindo o acesso de todos a uma moradia digna"; a limitação dos preços das rendas, "visando impedir que a especulação imobiliária continue a desalojar os residentes" e a regulamentação do Alojamento Local (AL) e do sector hoteleiro, "que têm contribuído para a substituição das casas de arrendamento tradicional e para a descaracterização dos centros urbanos" são as principais reivindicações do movimento.
Refira-se que o movimento 'Porta a Porta – Casa para Todos', que também aderiu a esta iniciativa, exige que as rendas baixem e sejam reguladas "para valores compatíveis com os rendimentos do trabalho em Portugal" , entre outras medidas.
Manifestação no Funchal para ter uma 'Casa para Viver'
Está agendada para amanhã, dia 28 de Setembro, uma manifestação no Funchal e em mais 21 cidades de Portugal para ter uma 'Casa para viver'.