“É preciso coragem e temos de mudar paradigmas”
No painel (E)enviroment - esforço de todos por um bem maior comum - Manuel Ara Oliveira, director regional do Ambiente e Mar, recuou até Dezembro de 2019 quando a presidente da Comissão Europeia apresentou o 'European Green Deal' falando de crescimento da Europa. Mas, entretanto, surgiu a pandemia e segundo o governante isso não travou a visão da Europa, no âmbito de ter um continente mais verde e mais equilibrado.
“Em qual dos R’s devemos apostar? Na Recuperação ou na Resiliência”, perguntou Ara Oliveira. Na sua opinião a aposta deve ser na resiliência “porque estaremos a acrescentar futuro”. Terá custos políticos, indagou.
O governante considera que as “populações estão mais informadas e estão mais preocupadas com as questões ambientais” e menos com a construção de infraestruturas, dando exemplo de rotundas.
“A Madeira é um território complexo de definir mas mais complexo é compatibilizar interesses (…) temos dado passos significativos”, disse. “É preciso coragem e temos de mudar paradigmas”.