DNOTICIAS.PT
Madeira

Lobo Marinho defendido com proposta de criação de área de protecção especial há 35 anos

Embarque neste ‘Canal Memória’ e viaje até 1989

None

Foi em 1989 que o Governo Regional apresentou o decreto legislativo regional que previa a criação de uma “área de protecção especial das ilhas Desertas”, um passo em frente na protecção da foca-monge, também conhecida por lobo-marinho.

As indicações foram deixadas num seminário que decorreu no Funchal, em prol  da concretização da Reserva Natural das Desertas, o que só viria a acontecer em 1995.

Nesse encontro ficou patente a necessidade de criar uma comissão para acompanhamento da lista de áreas importantes pata conservação da espécie. Foi também importante que os pescadores percebessem a urgência de proteger os lobos marinhos.

Actualmente, os avistamentos de lobos marinhos tem sido mais frequente na Madeira, razão que tem levado as autoridades a apelar a que a população não interaja com estes animais selvagens.

Lobo marinho surpreendeu no mar do Lido

Um lobo marinho deixou ontem um grupo de amigos surpreendidos, quando nadava no mar do Lido.

Dez dicas para o caso de observar um lobo marinho no mar da Madeira

Têm sido cada vez mais frequentes os relatos de avistamento de lobos marinhos nas praias da Madeira. Ainda esta manhã, um exemplar deste mamífero foi detectado nas águas do Funchal, entre o Hotel Carlton e a Pontinha.