DNOTICIAS.PT
Operação Ab Initio Madeira

“Estou aqui, sem medo porque tenho a consciência tranquila”

None
Foto Helder Santos/ASPRESS

São as primeiras palavras do presidente de Câmara Municipal da Calheta depois de ter sido detido na operação Ab Initio. Esta manhã, antes de entrar na edilidade, confessava sem hesitações: “Estou aqui, sem medo porque tenho a consciência tranquila”.

Carlos Teles recebido na Câmara com palmas

Chegou faltavam 6 minutos para as 9 horas. À espera de Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta, estavam um grupo de amigos e colegas do gabinete.

Prosseguindo: “Se analisarem todos os aqueles documentos facilmente chegarão à conclusão de que não deveria estar acolá”, declarou antes de entrar nos Paços do Concelho e onde todos os funcionários aplaudiam de forma efusiva o edil a sua chegada.

Uma entrevista cheia de sentimento, com lágrimas, com pausas porque a emoção chegou a tomar conta das palavras, e que poderá ser lida com mais pormenor amanhã na edição impressa.

O autarca está envolvido no processo judicial relacionado com suspeitas de criminalidade económica e financeira e foram presentes no Tribunal do Funchal para serem submetidos a primeiro interrogatório judicial.

Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de participação económica em negócio, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, prevaricação e financiamento proibido de partidos políticos.

Passou três noites no estabelecimento prisional da Cancela mas diz que sentiu apoio de muitos e agradeceu a todos essas manifestações de carinho que foi sentindo: “Quero agradecer a todos. À minha família. Aos agentes da PJ, aos guardas prisionais, as autoridades, aos funcionários, o respeito que tiveram para comigo, mas agradecer acima de tudo aos calhetenses porque senti o apoio deles. O meu compromisso é com eles. Se me deixarem”.

Esta manhã o autarca social-democrata chegou a conduzir o carro da edilidade que habitualmente usa. Chegou faltavam 6 minutos para as 9 horas. À espera de Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta, estavam um grupo de amigos e colegas do gabinete.